Loading…

Notícias

InvestBraga recebeu a visita da Câmara Municipal de Braga

«Requalificação do PEB é fundamental para potenciar actividade da InvestBraga»

No âmbito da iniciativa «Presidência Aberta», que tem como intuito acompanhar de perto os processos de gestão das empresas municipais, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, visitou hoje, dia 20 de Fevereiro, a ´InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica, E.M´.

A InvestBraga tem três áreas prioritárias de intervenção: a dinamização económica do Concelho e da região e o posicionamento de Braga nos mercados internos e externos, a componente do apoio aos novos projectos de empreendedorismo através da ´Startup Braga´ e a organização de feiras, exposições, congressos e outros eventos de carácter diverso e de interesse nacional e internacional.

A necessidade de uma ´requalificação substancial´ do Parque de Exposições de Braga (PEB) foi o principal tema abordado durante a visita, garantindo Ricardo Rio que as intervenções são ´urgentes´ e que poderão decorrer ainda durante o actual mandato. “Este é um investimento que queremos concretizar no mais curto espaço de tempo possível, na medida em que é crucial reunir melhores condições de conforto e acolhimento para os visitantes, o que permitirá albergar eventos de maior qualidade e dimensão”, afirmou, garantindo que estão a ser estudadas as fontes de financiamento que podem viabilizar a execução da intervenção, preferencialmente com recurso a apoios comunitários. No entanto, essa não é condição essencial.

“Estamos a falar de uma área de tal forma prioritária que, se não houver possibilidade de recorrer aos fundos comunitários, terá de ser o Município a alocar recursos para que este projecto de requalificação do espaço se concretize”, sublinhou o Edil. 
O autarca elogiou ainda a política activa de apoio à dinamização económica do Concelho que está a ser desenvolvida pela InvestBraga, apesar do ´atraso de uma década´ nessa matéria.

“Temos, de forma muito mais acelerada do que seria desejável, feito diversas diligências junto de agentes económicos, corpo diplomático e outros interlocutores para referenciar e posicionar Braga como uma alternativa solida e valida para os seus investimentos e projectos futuros”, disse, salientando que alguns desses projectos já se concretizaram e outros, de grande dimensão, estão neste momento em preparação.

“Estou certo de que os próximos meses e anos serão muito positivos e de excelentes notícias para o Concelho, que pela primeira vez de há muitos anos a esta parte será novamente um pólo em crescimento, com grande visibilidade e capacidade de atracção de riqueza e de geração de emprego”, realçou Ricardo Rio.

Conforme anunciado nesta visita, no decurso do mês de Março, quando a InvestBraga completar o seu primeiro aniversário, será efectuado um balanço exaustivo dos resultados obtidos, com dados concertos e rigorosos.

«Optimização da gestão e inovação melhoraram resultados financeiros do PEB»

Também Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, salientou a ´urgência´ da requalificação do PEB e o explicou o posicionamento estratégico subjacente à intervenção. “Queremos que o PEB seja mais uma fonte de atracção de visitantes e de investimentos para o Concelho, promovendo a economia local e da região. Temos o único Auditório a Norte de Santa Maria da Feira com 1200 lugares sentados, o que é um factor distintivo do equipamento que pretendemos explorar”, assegurou.

Apesar das lacunas actuais do equipamento, adiantou Carlos Oliveira, a ´optimização da gestão e a capacidade de inovação´ nos eventos realizados traduz-se num calendário de eventos mais consolidados, o que se reflectiu em melhorias do ponto de vista financeiro.

No que se refere ao apoio ao sector empresarial e ao empreendedorismo, Carlos Oliveira afirmou que se está, actualmente, a preparar o caminho para se colherem os frutos no futuro. “Elaboramos um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico até ao ano de 2026, o que ilustra bem a visão de estratégica e de futuro que temos para o Concelho”, concluiu.

 

Fonte: CMBraga - Comunicação