Loading…

Notícias

Embaixador da Áustria impressionado com a visão de futuro existente em Braga

A cidade de Braga recebeu hoje, dia 14, a visita de Thomas Stelzer, Embaixador de Áustria, e de Fernando Oliveira, Cônsul de Áustria no Porto. A iniciativa foi promovida pela InvestBraga e pretende potenciar a dinamização económica e a atração de investimento para a região. 
 
A visita iniciou na Câmara Municipal de Braga, com o presidente Ricardo Rio a afirmar o potencial de cooperação existente entre Portugal e Áustria, com especial destaque para as oportunidades ao nível turístico e cultural que, refere, deverão ser a grande aposta no futuro próximo: “do ponto de vista cultural nós já temos desenvolvido vários contactos com algumas autarquias austríacas no sentido de estreitar esses laços”. Ricardo Rio reforçou ainda a importância de se usufruir “do facto de já existirem ligações com várias empresas da Europa Central (nomeadamente da Alemanha) que são um excelente cartão-de-visita para projetos empresariais austríacos que queiram reforçar a sua ligação ao nosso país”. 
 
Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, deu a conhecer as principais linhas de atuação da Agência para a Dinamização Económica na promoção do investimento na região, bem como alguns casos de sucesso na cooperação entre o tecido empresarial e as diferentes entidades parceiras como a Universidade de Minho.
 
De seguida, a comitiva ficou a conhecer algumas startups incubadas na StartupBraga, bem como alguns dos principais projetos desenvolvidos pela incubadora e aceleradora ao longo do primeiro ano de atividade. 
 
Thomas Stelzer e Fernando Oliveira foram, depois, recebidos na reitoria da Universidade do Minho pelo vice-reitor, Rui Vieira de Castro, que deu a conhecer a realidade deste estabelecimento de ensino e algumas parcerias com a InvestBraga que visam o desenvolvimento económico da região. O embaixador e o cônsul de Áustria seguiram para uma visita às instalações do Theatro Circo onde puderam conhecer a história e algumas das iniciativas do edifício centenário. Durante a tarde, a visita prosseguiu no Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).
 
O embaixador de Áustria, Thomas Stelzer, mostrou-se “impressionado com a visão de futuro muito prática e realista, baseada na atração e cooperação” que encontrou em Braga, referindo que Portugal é, atualmente, visto na comunidade europeia como “uma porta para os mercados que podem ser importantes no futuro”. O embaixador demonstrou interesse em “identificar projetos e oportunidades concretos para cooperação no futuro” entre os dois países.