Loading…

Notícias

Edigma é o novo “Embaixador Empresarial” de Braga

A empresa tecnológica Edigma é, a partir de hoje, o novo “Embaixador Empresarial” de Braga para o mundo. O protocolo que atribuiu o título a Jon Castor, presidente do conselho de administração, foi assinado pelo presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, nas instalações bracarenses da empresa.
 
Esta iniciativa promovida pela InvestBraga delega no Embaixador Empresarial a função de divulgar o nome de Braga junto dos seus stakeholders, colaborando na identificação de oportunidades de investimento e de negócios que coloquem Braga no radar nacional e internacional do investimento e da dinamização económica.
 
A Edigma formou-se há 10 anos, com apenas 3 colaboradores e, atualmente, conta com mais de 70, esperando alcançar os 100 postos de trabalho brevemente através da expansão da sua escala produtiva. A visita às instalações permitiu conhecer alguns projetos de produção de sistemas audiovisuais multitouch desta empresa que é única a nível mundial na tecnologia de projeção em ecrãs de grandes dimensões e formatos. A empresa que alcançou um crescimento próximo dos 150% por ano está presente em mais de 100 países. 
 
Miguel Fonseca, cofundador da Edigma, revelou alguns dos projetos futuros da empresa e a recente aposta nos EUA a nível comercial e salientou o apoio da InvestBraga no estabelecimento de parcerias com outras empresas da região, como a Bosch.
O presidente da Agência para a Dinamização Económica, Carlos Oliveira, relembrou que a Edigma já era um “parceiro forte da InvestBraga desde a sua formação por ser uma das grownups da StartupBraga que tem apoiado as novas empresas que estão a surgir”. Afirmou, ainda, que “é com toda a naturalidade” que este protocolo é assinado, uma vez que esta empresa é uma “referência da tecnologia inovadora que se faz de Braga para o mundo” e que “é, provavelmente, a empresa da região que chega a mais pontos de contacto com o mundo”, fortalecendo a imagem e divulgando os fatores de atratividade económica do município.
 
Jon Caster, presidente do conselho de administração da empresa tecnológica que foi considerada uma das 200 mais inovadoras do mundo, referiu a importância de apoiar o empreendedorismo e criar o “ecossistema necessário para o sucesso” porque “muitos projetos poderão cair mas outros vão vingar e mostrar que é possível”, exemplificando com o caso da própria empresa que tem crescido nos últimos anos.
 
Ricardo Rio recordou que a Edigma surgiu como uma startup que conseguiu vingar “pelo arrojo, inovação e pela capacidade de fazer diferente” e salientou a importância da “estrutura da StartupBraga que está, atualmente, no top10 europeu ao nível do empreendedorismo”. O presidente da câmara de Braga afirmou que esta “rede de Embaixadores Empresariais não visa apenas promover Braga no exterior mas também criar canais de colaboração entre as empresas de Braga, possibilitando que surjam novas oportunidades de negócio e soluções inovadoras”.