Loading…

Notícias

REGENERAR BRAGA Braga, um território para INVESTIR

A Câmara Municipal de Braga e a InvestBraga promovem no próximo dia 4 de junho um debate sobre a Regeneração de áreas industriais e empresariais no edifício do Gnration.

Para o vereador Miguel Bandeira urge debater o futuro das áreas industriais e empresariais. “A regeneração urbana tem que incluir estas áreas com um enorme potencial. O valor de uma área não é apenas o dos edifícios, é também o valor da localização, da centralidade em que muitas vezes estas áreas estão. É o valor das infra estruturas já instaladas, do valor acumulado de investimentos públicos e privados. A abertura do Portugal 2020 lança o desafio de pensar estratégias de intervenção nestas áreas quer na dimensão social, económica quer física.”

O debate contará com a presença de António Marques da Associação Industrial do Minho, do Vereador do Ordenamento e da Regeneração Urbana Miguel Bandeira e do Presidente da InvestBraga Carlos Oliveira.

Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, considera que “a intervenção física é crucial em termos da atração de investimentos. Temos que pensar na adequação das áreas de localização de actividades económicas existentes às necessidades atuais para atracção de novos investidores privados relançando a dinâmica económica que estas áreas outrora tiveram. O desafio é encontrar um modelo concertado entre a área económica e urbanística”.

Carlos Neves, Vice-Presidente da CCDR-N fará o enquadramento da Regeneração Urbana no âmbito do quadro comunitário - Portugal 2020. Que financiamento para a intervenção pública e privada? Que procedimentos? São algumas das questões a debate. Ricardo Magalhães, também da CCDR-N, fará uma apresentação do Projeto Piloto da CCDRN para as áreas industriais e empresariais degradadas sendo que o caso de Braga no contexto deste projeto será apresentado pela arquitecta Filipa Corais (C.M.Braga).

Juan José Pons Izquierdo, da Universidade de Navarra e María Paz Benito del Pozo da Universidade de León, ambos especialistas na área da regeneração industrial farão uma apresentação das suas investigações: Catálogo de Áreas de Actividad Económica de Navarra y la aplicación GIS para la gestión del suelo e do estudo “Áreas Empresariales: ordenación, planificación y tipologías".

No final haverá lugar a uma mesa redonda e lançamento do debate em torno da regeneração das áreas industriais. A entrada é livre não sujeita a inscrição.