Loading…

Notícias

InvestBraga e Alemanha estão agora mais próximas

Braga recebeu hoje a visita do embaixador da Alemanha em Portugal, uma iniciativa promovida pela InvestBraga, no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a captação de investimento internacional e dar a conhecer o potencial económico do município.

Ulrich Brandenburg, iniciou a agenda de trabalho com uma visita ao INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia -, um parceiro estratégico da InvestBraga para a criação de um nanopark de startups com a Startup Braga, e uma referência internacional entre os centros de investigação, que demonstrou capacidade e abertura para a realização de projetos de investigação aplicada em nanotech com entidades do sistema científico e tecnológico e empresas alemãs, em diversas áreas.

De seguida o Embaixador da Alemanha em Portugal visitou a aceleradora e incubadora bracarense Startup Braga, promovida pela InvestBraga. Ulrich Brandenburg ficou a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido no apoio às startups, assim como perceber o potencial de sucesso das startups lá apoiadas e as soluções e produtos que apresentam, com a realização da visita e demonstração de algumas das startups incubadas.

Ulrich Brandenburg participou ainda numa reunião com os membros executivos da InvestBraga, um momento no qual os intervenientes avaliaram possíveis oportunidades de parceria e investimento. Foram as vantagens competitivas que o município apresenta para a atração de investimento alemão e das apostas estratégicas de desenvolvimento económico assumidas pela InvestBraga e pelo município. Foram ainda apresentados os serviços de apoio à localização de investimento e os incentivos locais e nacionais favoráveis à dinamização económica, à agilização dos investimentos e à criação de emprego.

Enquanto marco incontornável da cidade de Braga, a Universidade do Minho foi também um ponto de visita do embaixador que teve assim a oportunidade de contactar diretamente com o Vice-Reitor Rui Vieira de Castro, e conhecer a diversidade e a qualidade da oferta educativa e das unidades e programas de investigação da UMinho, com destaque para o projeto que a UMinho está a desenvolver com a empresa alemã Bosch Car Multimedia, bem como os programas de colaboração e parcerias internacionais institucionais e que a academia desenvolve.

Já da parte da tarde, e para finalizar a visita, Ulrich Brandenburg foi também recebido por Ricardo Rio, Presidente de Câmara Municipal de Braga, para os respetivos cumprimentos e demonstração de total abertura para a colaboração institucional entre a Embaixada da Alemanha em Portugal e a Câmara Municipal de Braga, numa sessão que juntou também os representantes da InvestBraga para fazer o balanço global da visita a Braga e expectativas de colaboração mutua.

Carlos Oliveira, referiu que "além de reconhecer que o investimento alemão é o mais importante investimento externo em Portugal e, em particular para a região, e de longa data, com a presença de empresas alemãs de grande dimensão há 25 e 50 anos" acrescentou ainda que "a visita do Sr. Embaixador da Alemanha em Portugal, Ulrich Brandenburg, não podia acontecer em melhor altura porque a InvestBraga está já a trabalhar algumas oportunidades de investimento alemão para as quais o apoio institucional e a facilitação de relações entre potenciais investidores alemães e Braga será decerto uma mais valia".