Loading…

Notícias

Programa de reconversão Qualifica IT começa esta semana

Depois de ter sido lançado em julho, o programa Qualifica IT foi hoje apresentado, na Universidade do Minho, aos primeiros 100 formandos que integram o curso de reconversão. À primeira fase do programa concorreram cerca de 300 desempregados que passaram por um processo de seleção que avaliou cada candidato para a realização da formação como também o potencial que cada um deles terá no mercado de trabalho após ter terminado o curso.

O Qualifica IT, uma iniciativa que resulta da visão estratégica e integrada da InvestBraga para a captação de investimento na região de Braga, juntamente com o IEFP e a Universidade do Minho, arranca assim esta semana com a primeira fase do programa que, até final de 2016, pretende lançar para o mercado 200 novos postos de trabalho requalificados.

Carlos Oliveira relembrou a importância da reconversão de competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por se tratar de “um setor com elevada taxa de empregabilidade e no qual muitas vezes as empresas não encontram recursos humanos suficientemente especializados”. “É preciso talento para atrair investimento”, sublinha o Presidente da InvestBraga, adiantando que “não será um programa fácil já que a avaliação será rigorosa”. Carlos Oliveira não deixou de incentivar os formandos, afirmando que “o que se pretende é que saiam do Qualifica IT capazes de satisfazer as necessidades das empresas, conseguindo assim um emprego ao mesmo tempo que ajudam a região de Braga a crescer”.

As 600 horas de formação, na Universidade do Minho, assim como o estágio de três meses numa das mais de 20 empresas parceiras, como é o caso Siemens, a IBM, a Bosch, a Primavera BSS, a WeDo Technologies, a ASAP54 e a Accenture, resulta de um investimento, por parte do Estado, de cerca de 4 mil euros por formando.

O Qualifica IT vai dotar os formandos de competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, nomeadamente com formação nas principais tecnologias e linguagens de programação, atualmente utilizadas, assim como nos vários tipos de aplicações.