Loading…

Notícias

InvestBraga promove visita ao Hospital de Braga

No âmbito das visitas às empresas de referência do Município de Braga, promovidas pela InvestBraga e pela Câmara Municipal de Braga, foi hoje realizada uma visita à empresa Escala Braga, sociedade gestora do Hospital de Braga.

A iniciativa contou com a presença do presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, e do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e outros representantes destas entidades, que visitaram as instalações do Hospital de Braga e assistiram, no final, a uma apresentação da instituição, que se tem vindo a tornar uma referência, depois de abrir portas em Maio de 2011.

De elevada importância na região através de uma perspetiva económica, o Hospital de Braga é atualmente um dos maiores empregadores da região, com 2470 colaboradores, movimentando uma quantia de cerca de 70 milhões de euros em remunerações, por ano. Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, sublinhou estes dados, afirmando que é “importante para a InvestBraga e para a autarquia estabelecer relações de proximidade com as instituições empregadoras da região”, avançando que “a estratégia de dinamização económica para Braga deve contar com todos os parceiros económicos, em particular com aqueles que representam um elevado valor socioeconómico para a região”.

Recentemente o Hospital de Braga foi distinguido como um dos cinco melhores Hospitais do SNS, tendo recebido o 1º lugar no ranking elaborado pela empresa multinacional de benchmarking Hospitalar - IASIST –, dentro do grupo de hospitais de média/grande dimensão do SNS. Em junho, deste ano, o Hospital de Braga recebeu também a classificação máxima de três estrelas em sete áreas clínicas, no Relatório SINAS elaborado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e no mês de julho a instituição venceu o Prémio Saúde Sustentável, atribuído pelo Jornal de Negócios e pela Sanofi, na categoria "Cuidados Hospitalares".

Tendo-se tornado o 1º Hospital do País com Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, em 2014, a unidade de saúde, além dos cuidados que presta à população da região, tem vindo a investir na vertente da formação e na área de investigação. Anualmente, o Hospital recebe cerca de 950 alunos de medicina, provenientes de várias instituições de ensino superior do país, em regime de formação pré-graduada, sendo responsável pela formação de 179 internos nas diferentes especialidades clínicas ao longo deste ano.

Para o avanço na área da investigação o Hospital de Braga fechou uma parceria com a Universidade do Minho, através da Escola de Ciências da Saúde e do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde, para a criação do Centro Clínico Académico (2CA). Com o foco no desenvolvimento da investigação clínica, enquadrada num ambiente de prestação de cuidados de saúde, e a promoção e produção de conhecimento no sentido de tornar os cuidados clínicos mais efetivos, para melhorar a qualidade e eficiência assistencial, o 2CA já desenvolveu um total de 69 estudos clínicos.

O Hospital de Braga e o 2CA são também parceiros da InvestBraga para o desenvolvimento de projetos de base tecnológica para a área médica e para o desenvolvimento de um Medtech Park, a desenvolver nos próximos anos no enquadramento do Hospital de Braga e da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.