Loading…

Notícias

Carlos Oliveira participou no 2º Fórum Exportadores da CPLP

Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, marcou hoje presença no 2º Fórum Exportadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), ao participar numa das conferências da iniciativa, cujo debate incidia no tema “Uma comunidade, diferentes necessidades. O que podem fazer os Empresários, as Associações e os Estados?”. 

Assumindo-se como uma iniciativa que promove objetivos claros para a exportação e internacionalização, Carlos Oliveira destacou, na sua intervenção, que “Portugal deve ser uma plataforma para os outros países da CPLP entrarem na Europa, assim como os outros oito países devem abrir portas para outras zonas económicas a Portugal”. O Presidente da InvestBraga defendeu ainda que “o mercado único CPLP é uma ideia interessante mas recente” e que “há questões políticas que levantam grandes dificuldades para que haja um mercado único de livre circulação de pessoas e serviços”. “Os empresários estão na vanguarda, quase sempre têm uma velocidade superior à dos Estados, mas também são pragmáticos. Por isso acho que em vez de querer mover a montanha de uma vez será mais eficaz mover grãos de areia estratégicos que produzam efeitos concretos", concluiu.  

A par da participação de Carlos Oliveira, a InvestBraga desenvolveu um programa de atividades complementar ao Fórum, com o intuito de envolver e potenciar contactos entre o tecido empresarial e as delegações internacionais, que chegaram a Braga para participar no Fórum. 

O 2º Fórum União de Exportadores CPLP termina já amanhã e destina-se a empresários de diversos setores de atividade, a entidades oficiais e públicas, consistindo num projeto integrado que visa constituir uma verdadeira plataforma de negócio e cooperação, que fomente a criação de condições que permitam a criação e consolidação de um espaço permanente de apoio à atividade do empresariado da União das Exportadoras da CPLP estimulando as exportações e a sua internacionalização.