Loading…

Notícias

Alunos da 1ª edição do Qualifica IT apresentaram hoje os projetos finais

O auditório B1 do Complexo Pedagógico 2 da Universidade do Minho, em Gualtar, recebeu a apresentação dos projetos finais da primeira etapa do Programa Qualifica IT. Após 23 semanas de formação teórica, os alunos tiveram hoje a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos em programação de computadores. Após esta etapa, os alunos estão agora a ser entrevistados, pelas empresas protocoladas com o programa, para ingressarem nos três meses de estágio.

Rosa Vasconcelos, Vice-Presidente da Escola de Engenharia da UMinho, descreveu a fase de formação teórica como uma “caminhada longa e intensa, mas que a apresentação de hoje demonstra bem o nível de competências que os alunos adquiriram”. Ricardo Machado, Entidade Coordenadora Científica, afirmou que alunos e professores viveram “23 semanas com longos dias” mas sublinhou que “os objetivos foram cumpridos”.

António Leite, Delegado do IEFP do Norte, garantiu na sessão que “o IEFP estará sempre disponível para apoiar ações como esta, que contribuem para o emprego e para o desenvolvimento económico do país”. Já o Reitor da UMinho, António Cunha, afirmou que “o projeto está a correr bem e é uma ideia de sucesso”, sublinhando que a requalificação de competências “é um modelo que começa a ser seguido por outras entidades nacionais”.

Em representação da InvestBraga, Marcos Marques lembrou que o foco está agora nos estágios de três meses nas empresas. “Estamos numa fase de entrevistas, havendo já alunos que estão colocados, alguns até com emprego garantido”, avançou o Diretor da InvestBraga.