Loading…

Notícias

2 ANOS DE INVESTBRAGA Primeiro-ministro no encerramento da Semana da Economia

O Primeiro-ministro esteve, esta sexta-feira, em Braga, no último dia da Semana da Economia, tendo parabenizado a InvestBraga pelo trabalho realizado na captação de investimento e dinamização da economia, ao longo destes dois anos de existência.

A visita de António Costa a Braga começou às 10:00 da manhã, com a inauguração do novo centro de competências da Fujitsu, que vai criar 300 postos de trabalho e cuja instalação contou com o apoio da InvestBraga.

Para o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, “conseguir atrair investimento da Fujitsu para a cidade de Braga revela as nossas aspirações a sermos uma cidade de nível mundial – com excelente conectividade, ligações internacionais e uma força de trabalho altamente motivada e multilingue empenhada em ter sucesso”.

Pelas 11:30, o Primeiro-ministro visitou a Startup Braga, onde ficou a conhecer melhor o trabalho da aceleradora, bem como os projetos de algumas das principais Startups incubadas.

Na abertura do Fórum Económico, às 14:30, António Costa deu os parabéns à InvestBraga e aos seus parceiros pelo excelente trabalho realizado na captação de investimento, dinamização da economia e valorização do território, durante estes dois anos.

Para o Primeiro-ministro, “o futuro da nossa economia só poderá assentar na inovação e na qualificação”.

Só em 2015, a InvestBraga acompanhou 93 projetos de investimento: 10 de origem internacional, 2 de multinacionais em Portugal e 81 de origem nacional e local.

De acordo com o presidente da InvestBraga, para os próximos 10 anos, alguns dos objetivos da agência para a dinamização económica são “colocar a cidade no top 10 da Península Ibérica, solidificando a posição de 3ª cidade de Portugal a nível económico, cultural e de qualidade de vida; conseguir um Índice de crescimento de 1% acima da média da Península Ibérica; e gerar, pelo menos, 500 novos empregos por ano”.

A Semana da Economia culminou com o Fórum Económico. O primeiro painel, que debateu o Futuro da Economia Portuguesa, contou com as participações dos ex-Ministros da Economia Carlos Tavares da Silva (atual Presidente da CMVM), Daniel Bessa, e Mira Amaral (Presidente do BIC). No segundo painel, com o tema Investimento e Estratégia para a Indústria, participaram representantes da Bosch Car Multimédia, da Fujitsu e da WeDo. O encerramento dos painéis esteve a cargo do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.