Loading…

Notícias

Carlos Moedas reúne com InvestBraga e visita Startup Braga

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, esteve em Braga, onde reuniu com a InvestBraga e visitou a Startup Braga, no âmbito do Roteiro da Ciência.

Durante a reunião, que decorreu esta manhã, na reitoria da Universidade, e que contou com as presenças de Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga, de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de António M. Cunha, reitor da Universidade do Minho, foram apresentadas as medidas que constam do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga (PEDEB), em particular as relacionadas com a ciência, inovação e tecnologia.

O PEDEB, que assenta nas vantagens competitivas da cidade e tem como objetivos fomentar a criação de emprego e incentivar o investimento sustentável, apresenta mais de 80 medidas já em execução e a concretizar até 2026, das quais 17 já estão finalizadas.

“A operacionalização do PEDEB tem vindo a permitir dotar o município de uma capacidade de crescimento expectável de 1% acima da média da Península Ibérica, durante a próxima década, e uma geração líquida de, pelo menos, 500 novos empregos por ano”, explica Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga, acrescentando que “o nosso grande objetivo para esta reunião era apresentar os resultados já conseguidos em Braga e perspetivar a operacionalização de outras medidas com o apoio do Comissão Europeia”.

Durante a tarde, Carlos Moedas visitou a Startup Braga, onde ficou a conhecer algumas das startups ligadas à ciência, que fazem parte deste ecossistema. O Comissário Europeu participou ainda de uma conversa com a comunidade da Startup Braga sobre ciência, inovação e transferência de tecnologia.

“Demos a conhecer, ao Comissário Europeu, a capacidade do ecossistema da Startup Braga, aproveitando também para explorar as possibilidades de alavancar novas empresas com o apoio da Comissão Europeia”, afirma Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga.