Voltar

Notícias e Eventos

1 Notícias

Se gosta de cães, gatos e animais em geral não pode deixar de passar pelo Altice Forum Braga no próximo fim-de-semana, onde se irá realizar a 6.ª Expo Animal de Braga. São esperados mais de 1800 cães, gatos de diversas raças e animais exóticos.

 

Realizar-se-ão as já esperadas exposições caninas e felinas incluídas no calendário nacional e internacional. Este fim de semana (9 e 10 de novembro), o Altice Forum Braga recebe no Pavilhão a 13ª Exposição Canina Nacional e a 10ª Exposição Canina Internacional em Braga, iniciativa realizada em colaboração com o Clube Português de Canicultura. Em simultâneo decorrem também a 16.ª e 17.ª Exposições Internacionais de Gatos de Braga, que registam a colaboração do Clube Português de Felinicultura.

Apresentada hoje, dia 5 de novembro, à comunicação social, a Expo Animal em Braga deve levar ao Altice Forum Braga para cima de 10 mil visitantes, à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores.

 

Tendo marcado, ano após ano, o panorama das Exposições Caninas realizadas em Portugal, é importante destacar alguns fatores decisivos para o seu sucesso. Em primeiro lugar, o crescente número de exemplares inscritos, bastante acima da média nacional, que bem demonstra a relevância, cada vez mais crucial, da Exposição Canina de Braga no contexto nacional e internacional. Por outro lado, a elevada afluência de público às exposições nos dois dias, motivada também pelas demonstrações de carácter lúdico-pedagógico promovidas pela organização. De notar ainda que nos últimos anos o evento alcançou o estatuto de Exposições Caninas Internacionais e manteve-o para esta edição, garantindo a confiança do Clube Português de Canicultura e da FCI - Fédération Cynologique Internationale.

 

Carlos Silva, administrador da InvestBraga, organizadora oficial do evento, assinala que: “o Pavilhão estará totalmente preenchido, com 38 expositores, um incremento de 30% da área global na ocupação em relação ao ano anterior. Vamos ter por cá 16 juízes nacionais e internacionais para avaliar mais de 1800 animais em exposição, para a disputa de 136 troféus, o que vem reforçar a qualidade das mesmas exposições”.

As exposições de cães e gatos podem ser apreciadas sábado e domingo durante todo o dia. São esperados cães de variadíssimas raças nacionais e internacionais, em exposição nos ringues dispostos no Piso 0 no Pavilhão do Altice Forum Braga, assim como dezenas de raças de gatos, desde Persas, Exóticos, Bosques da Noruega, Sagrados da Birmânia, Europeus, Abissínios, Azul Russo, Somali, Bengal, Siameses, entre outras, que poderão ser apreciadas nesta exposição no Piso 1.

As primeiras avaliações iniciam-se logo pelas 10h, seguindo-se as demonstrações lúdico-pedagógicas, da unidade cinotécnica da GNR no sábado e da PSP no domingo, de obediência e de Agility. Destaque também para Danças com Cães e Dog Frisbee da autoria de Carolina Marques e dos seus dois Border Collie, Gin e Vodka, espetáculos que atraem sempre muito público, e que decorrem em ambos os dias do evento.

Para além das exposições caninas e felinas, haverá espaço também para diversos expositores trazerem ao público geral e aos criadores, serviços, produtos e novidades do setor. De destacar, neste espaço, a nova secção dedicada às Startups/MicroEmpresas, presentes no Piso 1. Os já esperados animais exóticos, entre os quais destacam-se a presença de tartarugas gigantes, doninha Australiana, cobras, iguanas, tarântulas, araras e escorpiões, passando pela apresentação de colónias de formigas e do famoso mamífero Civeta que dá origem ao café mais caro do mundo, o Kopi Luwak, prometem trazer ainda mais cor ao certame e animar os mais curiosos, naquela que será a 7ª presença de animais deste género no certame.

Importa também salientar as demonstrações lúdico-pedagógicas”, que decorrem ao longo dos dois dias do evento, espetáculos por si bastante cativantes para o público. Uma das grandes atrações deste ano, com forte dinâmica para o público são as demonstrações cinotécnicas da GNR e PSP e da relação que se cria no binómio cão e polícia”, assegura José Olímpio, diretor operacional da InvestBraga e responsável pela organização do certame. Salienta ainda que toda a área disponível ficará ocupada, o que diz bem da grandeza deste evento que se realiza no Altice Forum Braga desde 2006, e que em 2007 alcançou o estatuto de Exposição Internacional.

José Coutinho, diretor geral de Feiras, Congressos e Eventos da InvestBraga, confirma “que este evento, 100% organizado pela Investbraga, com apoio dos clubes caninos e felinos de Portugal, integra um pilar importante na atração de público, na proposta de lazer e de negócio do Altice Forum Braga”. Acrescenta ainda que a Expo Animal é já uma referência no calendário internacional de exposições caninas e felinas.

Os ingressos diários custam 3,5 euros, para maiores de 11 anos. Para crianças entre os 4 e 10 anos custam 1,5 € e as crianças até aos 3 anos não pagam, quando acompanhadas por adulto.

Para mais informações e acompanhamento da Expo Animal: https://www.facebook.com/expoanimalbraga/