Voltar

Conhecimento

INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

inl

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia , INL é uma organização intergovernamental criada para fomentar a investigação interdisciplinar em Nanotecnologia e Nanociência.

Com o objetivo de se tornar uma parte vital da ciência europeia, o INL oferece um ambiente de investigação em alta tecnologia, sobre desafios em nanomedicina, nanotecnologia aplicada à nanoeletrônica ambiental e de controlo alimentar e nanomáquinas e manipulação molecular em nanoescala.

A decisão de Portugal e Espanha para criar um Laboratório de Pesquisa Internacional foi anunciada em 19 novembro de 2005 pelo chefe do Governo de Espanha e o Primeiro-Ministro de Portugal, no final da Cimeira Portugal- Espanha XXI que teve lugar em Évora. O Laboratório Internacional de Nanotecnologia (INL) foi instalado em Braga, Portugal.

O Laboratório foi concebido para:

  • Assegurar a excelência da investigação de classe mundial em todas as áreas de atividade
  • Desenvolver parcerias com a indústria e promover a transferência de conhecimento gerador de valor económico e emprego
  • Formar investigadores e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada para a indústria da nanotecnologia
  • Levantamento, prevenção e redução dos riscos da nanotecnologia

O INL procura fortes colaborações com parceiros industriais e instituições de investigação académica, através de uma participação vigorosa em programas de investigação internacionais.

O INL irá promover ainda mais a criação de empresas spin-off em áreas competitivas de nanotecnologia, e irá gerir um forte programa de sensibilização do público.

O INL define um claro exemplo de um novo tipo de colaboração de investigação entre membros da União Europeia e promove a cooperação internacional com outras regiões, ou seja, América do Norte, América Latina e alguns países da Ásia.

 

Contactos: 

INL- International Iberian Nanotechnology Laboratory

office@inl.int

Avenida Mestre José Veiga s/n

4715-330 Braga

Portugal

 

Tel. (351) 253 140 112

Fax (351) 253 140 119

 

Fonte: INL