Voltar

Pessoas e localização

Cultura

bomjesus

Braga é uma cidade com mais de dois mil anos de história.

O Bracari Celta ocupou o território desde a Idade do Ferro, caracterizada por aldeias fortificadas (ou castrum).

A civitas de Bracara Augusta foi fundada em 20 aC. Bracara foi dedicada ao imperador romano Augusto, assumindo o nome de Bracara Augusta.

História de Braga está profundamente ligada com a religião católica romana, sendo conhecida como a Roma Portuguesa ou a cidade de arcebispos.

A longa história de Braga é visível nos seus monumentos e igrejas, a igreja mais imponente é a Sé, que exibe vários estilos, do romano ao barroco, orgulhando-se também das esplêndidas casas, particularmente do século XVIII.

O Bom Jesus, Sameiro e Falperra, o Centro Histórico são pontos que, pela sua intrínseca devoção e beleza, se impõem como marcos de obrigatória referência e visita turística de Braga.

Espelho do dinamismo e pulsar de Braga é a grande diversidade de iniciativas culturais espelhadas um pouco por toda esta cidade viva. Desde música, teatro e dança, a fotografia e cinema, existe toda uma multiplicidade de sons, cores e movimentos que pela sua riqueza e popularidade se tornaram autênticas tradições. Ano após ano, Braga revive eventos que enriqueceram com o passar do tempo. O São João de Braga é uma tradição local anual.

Com uma agenda religiosa, festiva e cultural sempre recheada, Braga é uma cidade em constante animação. Respeitados e muito procurados, os programas religiosos são marcados por momentos solenes e de sentida devoção, mas também de alegria, onde o sagrado se mistura com o profano. Todos os anos, as cores e a vivacidade das romarias e tradicionais festas emprestam às suas ruas muita vida e movimento.

As salas de espetáculo também enchem para ver e ouvir música, teatro, cinema e exposições, sem esquecer as ações comerciais e feiras. O Parque de Exposições e o recém-restaurado Theatro Circo, entre outros espaços, são palcos privilegiados de grandes acontecimentos, com programas diversificados para todas as idades e gostos.

Fonte: CMB