NOTÍCIAS
Visita à Critical TechWorks destaca Braga como centro de inovação tecnológica
O Presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga realizou hoje uma visita à Critical TechWorks, destacando o compromisso do município com as empresas de referência da região. A visita contou também com a presença de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, e Gil Carvalho, diretor da Dinamização Económica e Atração de Investimento.
A Critical TechWorks, uma joint-venture fundada em setembro de 2018 e detida entre partes iguais entre o BMW Group e a portuguesa Critical Software, está na vanguarda do desenvolvimento de soluções de mobilidade do futuro. A empresa apoia o BMW Group no desenvolvimento de software avançado para os seus veículos e ecossistema de TI, concentrando-se em áreas como condução autónoma, sistemas de info-entretenimento e eletrificação.
Inaugurado em 2023, o hub de Braga complementa os escritórios já existentes em Lisboa e Porto, alinhando-se com a estratégia de expansão da empresa na região Norte. A escolha de Braga deve-se ao talento local e ao vibrante ecossistema tecnológico da cidade, com a empresa ocupando um espaço de 2000 metros quadrados no Polo de Negócios de Braga.
Atualmente, a Critical TechWorks emprega 120 colaboradores em Braga, com planos de aumentar esse número para 160 até o final de 2024 e atingir 500 colaboradores até 2027. Em 2023, a empresa registou um crescimento de faturação de mais de 30% face ao previsto, esperando também um novo aumento de 35% em 2024. Isto reflete a confiança contínua do BMW Group na sua capacidade de engenharia e a expansão dos projetos para a marca alemã.
Para Carlos Silva, “ a presença da Critical TechWorks em Braga é um claro exemplo de como a nossa cidade se tornou um polo atrativo para empresas de alta tecnologia. A qualidade e a disponibilidade do talento local, aliado a um ecossistema robusto, são fatores determinantes para o sucesso e crescimento contínuo desta operação”.
As expectativas para a operação em Braga são elevadas, com a disponibilidade e qualidade do talento local em desenvolvimento de software sendo fatores-chave para o sucesso contínuo. Esta visita sublinha o potencial de Braga em atrair investimentos de qualidade no setor tecnológico, fortalecendo a posição da cidade como um polo de inovação e excelência.