Loading…

Espaço do Investidor

ESPAÇO DO INVESTIDOR

O Espaço do Investidor é um espaço físico localizado na estrutura do Altice Forum Braga onde os empresários podem encontrar todas as respostas e apoios de que necessitam na hora de investir, visando disponibilizar uma “via verde para o investimento”.

Esta iniciativa foi galardoada com uma menção honrosa em 2019 na categoria de promoção do espírito de empreendedorismo nos European Enterprise Promotion Awards’ 2019.

Constitui-se como uma “one stop Shop” para empresários e investidores, que aposta na agilização de processos, e ajuda a identificar incentivos locais, nacionais e internacionais; a localizar espaços para atividades económicas; a Identificar recursos humanos e mecanismos de apoio à contratação, entre outros serviços.

Presta serviços de apoio e/ou de suporte e de atração e fixação do investimento local, nacional e internacional no município de Braga, em qualquer setor de atividade, seja Indústria, serviços, comércio, turismo ou outras atividades de interesse económico

O Espaço do pretende agilizar, facilitar e acelerar os processos de investimento.

Em termos de serviços disponíveis ao investimento, o Espaço do Investidor atua em diferentes áreas e desenvolve as seguintes atividades de apoio ao investimento:

Apoiar os investidores nos processos de criação formal das empresas, em cooperação com os seus parceiros estratégicos e com as entidades competentes, procurando agilizar, informar e acompanhar sobre os processos de formalização.


Visa apoiar a criação de empresas de capital nacional ou capital estrangeiro ou misto.

A identificação de espaços de localização empresarial de indústrias ou serviços é fundamental para a instalação de novos negócios (espaços industriais, de escritórios, comerciais ou outros).

Através da atividade do Espaço do Investidor nesta área, a InvestBraga procura facilitar a identificação de espaços com as características adequadas à instalação das diferentes tipologias de negócios dos vários sectores de atividade económica e em função das especificação e necessidades dos investidores e empreendedores.

Os espaços de instalação identificados podem ser desde terrenos para construção, em áreas industriais de iniciativa municipal ou de iniciativa privada, pavilhões para instalação de indústrias e atividades de cariz comercial, escritórios e espaços de instalação de serviços, que se encontrem disponíveis para aquisição, aluguer de espaço ou contrato de serviços associados à utilização de um espaço infraestruturado com serviços comuns e de apoio à instalação das empresas.

A InvestBraga dispõe de um conjunto de contactos de promotores e proprietários, através dos quais obtém e faz chegar um conjunto de propostas de espaços aos investidores que procuram instalar as suas atividades em Braga.

O licenciamento das atividades económicas tipificado na lei requer normalmente a avaliação de diversas variáveis em função de cada caso concreto de investimento.

Os processos de licenciamento geram frequentemente custos de contexto, industriais ou camarários, devido a situações de especial complexidade, morosidade de procedimentos, deficiente coordenação entre organismos públicos intervenientes, entre outros.

A InvestBraga desenvolveu com a Câmara Municipal de Braga a agilização dos processos de licenciamento, com o objetivo de identificar os investimentos económicos de interesse estratégico, adoptando um procedimento que se quer mais célere e eficiente na atribuição dos licenciamentos.

Os processos de licenciamento e outros pedidos e processos de âmbito municipal podem ser instruídos diretamente no Espaço do Investidor.

A localização de novas empresas nas diversas atividades económicas carece de recursos humanos com competências adequadas às necessidades das empresas que se venham a instalar e a crescer no meio económico do Município.

A população ativa e os recursos humanos disponíveis são um recurso necessário e que se quer de acesso facilitado para uma rápida instalação e crescimento dos negócios.

A InvestBraga, em cooperação com os seus parceiros estratégicos e outros parceiros locais que se mostrem necessários aos processo de identificação, seleção e recrutamento de recursos humanos disponíveis, procura apoiar as empresas na procura de recursos e de talentos locais que preencham as suas necessidades.

O Projeto Work in Braga uma parceria da Investbraga, Câmara Municipal de Braga e 23 grupos de empresas do concelho, tem o objetivo de aproximar a comunidade empresarial, académica e o talento disponível. Integrando procura e ofertas de emprego e formação, oferece indicações e conselhos úteis sobre o município de Braga para quem cá vive e quem pretenda vir a viver.

O levantamento das necessidades de Recursos Humanos do concelho, permite identificação dos perfis de Talento atualmente exigidos, o levantamento das necessidades formativas e a identificação dos gaps existentes atualmente nas Organizações participantes no Estudo e cruzamento com os perfis de saída das Universidades e entidades de Formação.

Neste sentido aproximar os perfis de saída dos centros de formação dos perfis necessários no tecido empresarial, torna-se vital para o equilíbrio do mercado de trabalho em Braga.

Visite-nos em Work in Braga

Na instalação de novas empresas e novos negócios poderá ser necessário recorrer a programas de formação profissional de recursos humanos para a aquisição de conhecimentos, capacidades, técnicas e formas de comportamento exigidos para o exercício das novas funções que as novas empresas pretendam criar localmente.

O desenvolvimento de novas experiências e a aquisição de novas competências profissionais deverá ser garantida em colaboração com a empresa na definição dos perfis de contratação e o apoio dos parceiros estratégicos e outros parceiros locais que disponham de programas e formadores adequados ou com capacidade de desenho de ações à medida.

Verificando-se a escassez de recursos humanos com formação e experiência em determinadas áreas que se considerem críticas para a instalação de novas atividades de valor acrescentado para o município ou que permitem a criação de emprego, deverá dar lugar a programas de formação de conversão de recursos humanos no desemprego ou outros recursos que não encontrem ofertas de emprego adequadas às suas competências.

Foram já efetuadas duas edições do programa Qualifica IT em parceria Investbraga, Universidade do Minho e IEFP, que reconverteiu desempregados licenciados em programadores, com uma taxa de empregabilidade superior aos 70% pós estágio.

O Projeto Work in Braga uma parceria da Investbraga, Câmara Municipal de Braga e 23 grupo de empresas do concelho, tem o objetivo de aproximar a comunidade empresarial, académica e o talento disponível. Integrando procura e ofertas de emprego e formação, oferece indicações e conselhos úteis sobre o município de Braga para quem cá vive e quem pretenda vir a viver.

O levantamento das necessidades de Recursos Humanos do concelho, permite identificação dos perfis de Talento atualmente exigidos, o levantamento das necessidades formativas e a identificação dos gaps existentes atualmente nas Organizações participantes no Estudo e cruzamento com os perfis de saída das Universidades e entidades de Formação.

Neste sentido aproximar os perfis de saída dos centros de formação dos perfis necessários no tecido empresarial, torna-se vital para o equilíbrio do mercado de trabalho em Braga.

Visite-nos em Work in Braga

A InvestBraga, em colaboração com os seus parceiros estratégicos e com as demais entidades nacionais e regionais com competências de gestão de fundos e incentivos públicos ao investimento, procura enquadrar os projetos e os planos de investimento das empresas e dos empreendedores locais com os programas e ferramentas de apoio ao investimento.

Os incentivos disponíveis para apoio ao investimento podem ser de diferentes origens e âmbitos:


    Incentivos Municipais: Regulamento de benefícios e incentivos
No âmbito das atribuições específicas no domínio da promoção do desenvolvimento do Município de Braga, a Câmara Municipal de Braga define os termos, condições e demais regras de atribuição de incentivos ou benefícios locais ao investimento, dentro das competências próprias no domínio do apoio a captação e de fixação de empresas, emprego e investimento.

Os incentivos ou benefícios que os Municípios podem conceder a privados no âmbito das suas atribuições de promoção e captação de investimento podem revestir naturezas diversas. Para efeitos de qualificação, poder-se-ão identificar as três seguintes categorias:

- Incentivos de natureza tributária.
- Incentivos de natureza patrimonial ou financeira.
- Incentivos de natureza técnica ou administrativa.


 Incentivos nacionais: Portugal 2020 e Norte 2020
Os fundos europeus são um instrumento essencial para incentivar e transformar o crescimento da economia, que deve ter nos bens e serviços transacionáveis, ou seja, nas exportações o seu principal motor para combater o desemprego e a exclusão social de forma duradoura.

O quadro de programação Portugal 2020 está em preparação e brevemente disponível no decurso de 2014/2015. Está assente em quatro eixos temáticos essenciais: competitividade e internacionalização, capital humano, inclusão social e emprego e sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos.

As regiões menos desenvolvidas vão receber 93% dos cerca de 21 mil milhões de euros do Portugal 2020, atendendo a que beneficiam também da quase totalidade dos montantes previstos para os programas temáticos.

No quadro dos programas operacionais regionais, o Norte vai receber mais 25% do que no anterior quadro comunitário 2007-2013.

O domínio «Competitividade e Internacionalização» concentra mais de 40% dos fundos.

Uma grande parte dos apoios vai ser reembolsável para assegurar uma maior internacionalização, por parte das empresas e das autoridades, das vantagens e benefícios dos financiamentos, e para apoiar um maior número de empresas. A instalação em curso, no Porto, da Instituição Financeira de Desenvolvimento contribuirá significativamente para estes objectivos.

Os mecanismos de financiamento serão competitivos, transparentes e seletivos. A atribuição dos fundos será sujeita a uma análise da mais-valia dos projetos mais exigente do que no passado. Serão contratualizados resultados e não financiados projetos.

 
Incentivos Europeus: Horizon 2020
A União Europeia tem vindo a trabalhar arduamente para avançar decisivamente para além da crise e criar as condições para uma economia mais competitiva, com mais emprego. A estratégia Europa 2020 é sobre crescimento que é: inteligente, através de investimentos mais eficazes na educação, investigação e inovação; sustentável, graças a um movimento decisivo em direção a uma economia de baixo carbono; e, inclusiva, com uma forte ênfase na criação de emprego e redução da pobreza.

A estratégia está focada em cinco metas ambiciosas nas áreas de emprego, inovação, educação, redução da pobreza e clima / energia. Para garantir a implementação da Estratégia Europa 2020 foi criado um sistema forte e eficaz de governação económica, para coordenar as ações política entre a UE e a nível nacional.