Apoio ao Investimento
- Home /
- Investir em Braga /
- Apoio ao Investimento
APOIO AO INVESTIMENTO
A análise dos projetos de criação de novos negócios e dos planos de investimento apresentados pelas empresas e pelos empreendedores, deverá ser alvo de uma avaliação, a vários níveis, da tipologia de necessidades de apoio ao longo do desenvolvimento do processo de investimento.
Desde a génese ao mercado, as necessidades podem variar, de forma pontual ou com a definição de um pack de apoios e incentivos disponíveis à medida da implementação do plano de investimento.
A InvestBraga procura dar resposta às necessidades das várias tipologias de investimento, em função da dimensão e do sector de atividade, procurando apoiar a instalação e o desenvolvimento dos vários investimentos com interesse no município de Braga.
A InvestBraga
conta com a colaboração de vários parceiros, nacionais e locais, com os quais mantém
relações de grande proximidade, nomeadamente as entidades que compõem o seu
Conselho Estratégico, como O IAPMEI, a AICEP, o IEFP, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,
a Universidade
Católica, a Associação Empresarial do Minho, a Associação Empresarial Braga, e outras entidades como o INL,
Centros de Investigação, Unidades de interface das Universidades, Empresas de
Consultoria e de Apoio à Gestão, Associações de Apoio Social e à Atividade
Empresarial, Incubadoras de Empresas, e as empresas municipais como os TUB,
AGERE, BRAGAHABIT e as Vereações, Direções, Divisões e Departamentos do
Município de Braga no âmbito das suas competências reguladoras e de
licenciamento .
Os agentes e entidades públicas e privadas, de âmbito nacional e regional, com competências de apoio ao desenvolvimento económico e de promoção do investimento são parceiros com os quais a InvestBraga desenvolve relações de cooperação e de promoção do investimento.
A identificação de espaços de localização empresarial de indústrias ou serviços é fundamental para a instalação de novos negócios.
A InvestBraga procura facilitar a identificação de espaços com as características adequadas à instalação das diferentes tipologias de negócios dos vários sectores de atividade económica e em função das especificação e necessidades dos investidores e empreendedores.
Os espaços de instalação identificados podem ser desde terrenos para construção, em áreas industriais de iniciativa municipal ou de iniciativa privada, pavilhões para instalação de indústrias e atividades de cariz comercial, escritórios e espaços de instalação de serviços, que se encontrem disponíveis para aquisição, aluguer de espaço ou contrato de serviços associados à utilização de um espaço infraestruturado com serviços comuns e de apoio à instalação das empresas.
A InvestBraga dispõe de um conjunto de contactos de promotores e intermediários, através dos quais obtém e faz chegar um conjunto de propostas de espaços aos investidores que procuram instalar as suas atividades em Braga.
O licenciamento das atividades económicas tipificado na lei requer normalmente a avaliação de diversas variáveis em função de cada caso concreto de investimento.
Os processos de licenciamento geram frequentemente custos de contexto, industriais ou camarários, devido a situações de especial complexidade, morosidade de procedimentos, deficiente coordenação entre organismos públicos intervenientes, entre outros.
A InvestBraga
numa estreita relação com a Câmara Municipal de Braga,
e as várias divisões e departamentos de apoio ao licenciamento e regulação de
atividades económicas, no sentido de permitir a implementação de uma via verde
para o licenciamento, procura desta forma agilizar e facilitar a identificação
de investimentos económicos de interesse estratégico, adotando um procedimento
que se quer mais célere e eficiente na atribuição dos respetivos
licenciamentos.
A localização de novas empresas nas diversas atividades económicas carece de recursos humanos com competências adequadas às necessidades das empresas que se venham a instalar e a crescer no meio económico do Município.
A população ativa e os recursos humanos disponíveis são um recurso necessário e que se quer de acesso facilitado para uma rápida instalação e crescimento dos negócios.
A InvestBraga, em cooperação com os seus parceiros estratégicos e outros parceiros locais que se mostrem necessários aos processo de identificação, seleção e recrutamento de recursos humanos disponíveis, procura apoiar as empresas na procura de recursos e de talentos locais que preencham as suas necessidades.
O Projeto Work in Braga uma parceria da Investbraga, Câmara Municipal de Braga e 23 empresas do concelho, tem o objetivo de aproximar a comunidade empresarial, académica e o talento disponível.
Ciente da importância que a Gestão do Talento tem na dinamização económica da cidade de Braga e para a sustentabilidade de uma organização de excelência, a InvestBraga efetuou um estudo de mapeamento de Talento do tecido empresarial do Concelho de Braga.
O estudo baseou-se numa metodologia assente na análise de questionários respondidos pelas empresas do Concelho, entrevistas one to one com interlocutores-chave das várias empresas envolvidas no Projeto, Universidades e entidades de Formação, atendendo a que são os detentores do know-how sobre os Desafios do Talento no Concelho de Braga.
Foi criado uma plataforma Work In Braga que compila toda a informação e a divulga de forma direta, ágil e credível, entre as entidades empregadoras, a oferta de candidatos disponíveis e as ofertas formativas dos vários níveis de ensino. Integra a procura e ofertas de emprego e formação, oferece indicações e conselhos úteis sobre o município de Braga para quem cá vive e quem pretenda vir a viver.
Na instalação de novas empresas e novos negócios poderá ser necessário recorrer a programas de formação profissional de recursos humanos para a aquisição de conhecimentos, capacidades, técnicas e formas de comportamento exigidos para o exercício das novas funções que as novas empresas pretendam criar localmente.
O desenvolvimento de novas experiências e a aquisição de novas competências profissionais deverá ser garantida em colaboração com a empresa na definição dos perfis de contratação e o apoio dos parceiros estratégicos e outros parceiros locais que disponham de programas e formadores adequados ou com capacidade de desenho de ações à medida.
Verificando-se a escassez de recursos humanos com formação e experiência em determinadas áreas que se considerem críticas para a instalação de novas atividades de valor acrescentado para o município ou que permitem a criação de emprego, deverá dar lugar a programas de formação de conversão de recursos humanos no desemprego ou outros recursos que não encontrem ofertas de emprego adequadas às suas competências.
O Projeto Work in Braga uma parceria da Investbraga, Câmara Municipal de Braga e 23 empresas do concelho, Universidades e entidades de Formação, atendendo a que são os detentores do know-how sobre os Desafios do Talento no Concelho de Braga.
Foi efetuado um levantamento das necessidades de Recursos Humanos do concelho, que permite a identificação dos perfis de Talento atualmente exigidos, o levantamento das necessidades formativas e a identificação dos gaps existentes atualmente nas Organizações participantes no Estudo e cruzamento com os perfis de saída das Universidades e entidades de Formação.
Neste sentido aproximar os perfis de saída dos centros de formação dos perfis necessários no tecido empresarial, torna-se vital para o equilíbrio do mercado de trabalho em Braga.
A InvestBraga, em colaboração com os seus parceiros estratégicos e com as demais entidades nacionais e regionais com competências de gestão de fundos e incentivos públicos ao investimento, procura enquadrar os projetos e os planos de investimento das empresas e dos empreendedores locais com os programas e ferramentas de apoio ao investimento local.
Incentivos Municipais: Regulamento de benefícios e incentivos
- Incentivos de natureza tributária.
- Incentivos de natureza patrimonial ou financeira.
- Incentivos de natureza técnica ou administrativa.
A InvestBraga, em colaboração com os seus parceiros estratégicos e com as demais entidades nacionais e regionais com competências de gestão de fundos e incentivos públicos ao investimento, procura enquadrar os projetos e os planos de investimento das empresas e dos empreendedores locais com os programas e ferramentas de apoio ao investimento internacional.
Em curso temos ainda o programa do HORIZONTE 2020, enquanto programa-quadro comunitário para a investigação e inovação de apoio às empresas, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, sendo o maior instrumento da União Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação e inovação, sobretudo através do co-financiamento de projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico, demonstração e inovação.
O Horizonte 2020 assenta em três pilares de ação prioritários:
Excelência Científica
Integra atividades que visam reforçar e alargar a excelência da base científica da UE e tornar o sistema de investigação e inovação Europeu mais competitivo à escala global, em torno dos seguintes temas:
- Conselho Europeu de Investigação (European Research Council (ERC)
- Tecnologias do Futuro e Emergentes (FET - Future and emerging technologies)
- Ações Marie Curie (Marie Sklodowska-Curie Actions)
- Infraestruturas de investigação (Research infrastructure)
Liderança Industrial
Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento das tecnologias e inovações que estarão subjacentes às empresas no futuro e ajudar as PME europeias inovadoras a crescerem e transformarem-se em empresas líderes mundiais, com os seguintes objetivos específicos:
- Liderança nas Tecnologias Facilitadoras e Industriais ("Leadership in enabling and industrial technologies") – apoio à investigação, desenvolvimento e demonstração e, quando apropriado, à normalização e certificação, no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Nanotecnologia, Materiais Avançados, Biotecnologia, Fabrico Avançado e Processamento e Espaço;
- Acesso ao Financiamento de Risco ("Access to risk finance") visa colmatar as falhas no acesso aos empréstimos e capitais próprios para projetos de I&D e de inovação de empresas em todas as fases do seu ciclo de vida. O InnovFin – EU Finance for Innovators – uma iniciativa do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Horizonte 2020, conjuntamente com os instrumentos financeiros disponibilizados pelo COSME, oferece um conjunto de instrumentos financeiros e aconselhamento, abrangendo toda a cadeia de investigação e inovação de modo a apoiar os investimentos das empresas, incluindo as PME e microempresas;
- Inovação nas PME ("Innovation in SMEs") disponibiliza serviços “à medida” das necessidades das PME, tendo em vista estimular todas as formas de inovação e incentivar a sua internacionalização.
Desafios Societais
Apoia atividades desde a investigação ao mercado, colocando a tónica nas fases piloto, demonstração, test-beds e apoio à procura pública e comercialização, com o financiamento centrado nos seguintes desafios: saúde, alterações demográficas e bem-estar das populações; segurança alimentar, agricultura e floresta sustentável, investigação marinha e marítima, e bioeconomia; energia segura, limpa e eficiente; transportes integrados verdes e inteligentes; alteração climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; sociedades inclusivas e inovadoras; sociedades seguras e ações climáticas.
Veja ainda os Apoios específicos destinados à inovação das PME, em:
- SME instrument – destina-se a PME inovadoras que ambicionem desenvolver o seu potencial de crescimento. Disponibiliza montantes fixos para estudos de viabilidade, subvenções para a fase principal de projetos de inovação (demonstração, desenvolvimento de protótipos, testes, desenvolvimento da aplicação…); a fase de comercialização é apoiada indiretamente através do acesso facilitado a instrumentos financeiros de dívida e capital próprio.