Notícias
Embaixadores Empresariais preocupados com aumento de infetados com COVID-19
Os efeitos da pandemia na comunidade e no tecido empresarial estiveram em destaque na Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, promovida pela InvestBraga esta segunda-feira, 18 de janeiro. A cimeira contou ainda com a análise aos resultados económicos registados em 2020 na atividade das empresas e com a apresentação das projeções para 2021.
Conduzida por Ricardo Rio, presidente do município de Braga e da InvestBraga, a reunião dos embaixadores económicos do concelho serviu para refletir sobre a evolução da pandemia COVID-19 nas últimas semanas, bem como para os embaixadores debaterem soluções para os desafios que o período de confinamento irá trazer.
“É importante compreender que há uma realidade heterógena em Portugal, uma vez que acabamos por assistir à disseminação de infeções em zonas de baixa densidade populacional, não havendo uma identificação clara de qual é o principal foco das infeções, ao contrário do que acontecia na primeira vaga”, alertou Ricardo Rio, reforçando o facto de Braga ter voltado a integrar a lista de concelhos em risco extremo de infeção.
Conscientes das dificuldades do combate à disseminação generalizada do vírus e preocupados com o crescimento dos casos de infeção em Portugal, que têm afetado as empresas bracarenses, os Embaixadores Empresariais mostraram-se disponíveis para apoiar na sensibilização da população, de forma a incentivar o respeito pelas medidas anunciadas pelas autoridades, bem como promover ações de despiste de infeções por COVID-19 junto dos seus colaboradores.
Além da proliferação de infetados por COVID-19 em Portugal, outra das preocupações do grupo prende-se com os efeitos da pandemia no ritmo de trabalho das empresas. De acordo com os empresários, a produção, sobretudo de setores industriais, tem sido ameaçada pela escassez de matérias de base para o desenvolvimento dos produtos, resultado da absorção dessas mesmas matérias por parte de outros mercados, que começam a recuperar da pandemia e que assumem uma posição dianteira na aquisição desses bens.
O grupo alerta ainda para o facto de 2021 poder vir a ser um ano mais delicado do que 2020, ainda que depositem esperança num segundo semestre capaz de fazer face às quebras de procura que poderão vir a registar nos próximos meses.
De recordar que estas cimeiras têm como propósito a auscultação da opinião dos Embaixadores Empresariais de Braga sobre o desenvolvimento económico da cidade. O grupo é composto por um conjunto de empresas de referência da região, que têm como objetivo ajudar a divulgar oportunidades de atratividade económica para o município e incentivar a dinamização da economia local.