Loading…

Notícias

Ciclo de Conferências: As mulheres na sociedade atual: igualdade sem género

INSTITUTO DO MUNDO LUSÓFONO PROMOVE CICLO DE CONFERÊNCIAS

O Instituto do Mundo Lusófono (IMLus), que tem sede em Paris e constituiu recentemente uma Representação em Portugal, organiza o ciclo de conferências “As mulheres na sociedade atual: igualdade sem género”, para fazer a mais ampla discussão sobre o papel da mulher na sociedade atual nos mais diversos setores de atividade, desde a Política à Economia, da Educação ao Desporto.


A sessão desta iniciativa realiza-se já no próximo dia 15 de Outubro, às 18h00, no Altice Forum Braga, R. Monsenhor Airosa, 4705-002 Braga, seguindo depois para Vila Nova de Famalicão (29/10) e Porto (12/11). A sessão de Braga terá como moderador Horácio Barra (advogado) e intervenientes prestigiados conferencistas de nível nacional, como Dom Januário Torgal Ferreira, Fabrice Lachize (presidente da Câmara de Comércio Luso-francesa), Margarida Sá Costa, Embaixador Eugénio Anacoreta, Sebastião Feyo de Azevedo (presidente da Assembleia Municipal do Porto). A sessão de encerramento do evento será realizada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio. 


O IMLus tem como principal objetivo a defesa e a divulgação da língua e da cultura portuguesa em todo o Mundo. E é nessa missão que se enquadra este ciclo de conferências “As mulheres na sociedade atual: igualdade sem género”, porque ainda há muito para fazer de forma a que a mulher tenha os seus direito reconhecidos e respeitados na sociedade atual. O fenómeno de desigualdade tem escala mundial, pois mesmo nos países ditos desenvolvidos, onde o progresso intelectual, económico e tecnológico é notório, a discriminação é uma triste realidade – desde a desigualdade salarial para o exercício de funções iguais, as pensões inferiores ou a exploração sexual, por vezes, até ao espancamento e o homicídio.

Esta desigualdade retarda o avanço da mulher, mas também o progresso da própria civilização, porque a conquista da total igualdade dos sexos é essencial para o progresso humano e a transformação da sociedade.