Loading…

Notícias

Empresas de Braga investem 359 milhões de euros

Foi apresentada a estratégia +Indústria, no âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014 – 2026, que conta com o investimento de 359 milhões de euros por parte de empresas do concelho de Braga. Promovida pela InvestBraga e pela Câmara Municipal de Braga, a iniciativa contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Presidente da CCDRN, Emídio Gomes, assim como das 51 empresas com compromissos firmes de investimento, que potenciam a criação de mais de 2 mil postos de trabalho.

A estratégia +Indústria enquadra os planos de investimento privado e público e de regeneração de áreas empresariais vocacionadas para a indústria, com o intuito de potenciar o investimento privado e a criação de emprego até 2020, valorizando assim o território e o aumento da competitividade das empresas.

No âmbito do +Indústria foram submetidas três candidaturas ao concurso de Pré-Qualificação a Operações de Acolhimento do Norte 2020, para as áreas empresariais de Adaúfe/Pitancinhos, Sobreposta e Celeirós. A regeneração destas zonas industriais abrange a implementação de um modelo de gestão profissional dos parques industriais com apoio às empresas e aos trabalhadores e uma aposta na diferenciação da oferta dos parques, através de serviços diferenciados e competitivos às empresas. As candidaturas incluem ainda a requalificação ambiental e urbanística, assegurando as acessibilidades, a segurança e a logística.

Carlos Oliveira sublinhou a participação de 51 empresas, afirmando que estes parceiros “geram 32% do volume de faturação concelho”.

O Presidente da InvestBraga destacou ainda o investimento privado de 359 milhões de euros e a criação de 2.413 postos de trabalho “ que vai ser essencial para o desenvolvimento da indústria regional e para uma maior competitividade das empresas de Braga”. “O investimento público apresentado nas candidaturas a fundos europeus ascende a 15 milhões de euros, sendo esperada uma comparticipação de fundos comunitários de 85%”, terminou o Presidente da InvestBraga.

O presidente da Câmara Municipal de Braga afirmou que a região vive atualmente “um período de grande efervescência económica”, avançando que as áreas empresariais de Braga “precisam de se renovar para se adequarem à cidade que Braga é hoje”.

Já o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, destacou o papel proactivo das autarquias que “estão cada vez mais ao lado das empresas e dos empresários”. O Ministro garantiu ainda que “o ministério está empenhado em reforçar o crescimento económico e a competitividade das empresas”.

 

Para mais informações, por favor contacte:

(+351) 253 208 230

geral@investbraga.com