Notícias
Embaixadora da Finlândia visita Braga para conhecer ecossistema económico e reforçar cooperação
A Embaixadora da Finlândia, Tarja Laitiainen, esteve em Braga hoje para conhecer o dinamismo da cidade e da região. A visita permitiu reforçar a cooperação com o país nórdico e dar a conhecer as potencialidades de Braga no que diz respeito à investigação e à educação, mas também do ponto de vista turístico e económico. Para a InvestBraga e para o Município de Braga, esta visita constitui uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho realizado pela agência de dinamização económica do concelho e abordar possibilidades de cooperação entre a Finlândia e os agentes económicos do município.
“Esta iniciativa constituiu uma primeira abordagem da Embaixadora da Finlândia a Braga. Uma visita inserida na estratégia para colocar Braga no radar da atração de investimento internacional e mais uma oportunidade para apresentar todo o nosso potencial ao Norte da Europa, isto depois de recebermos a Embaixadora da Suécia em 2018. Para além de desenvolver contactos, identificar parceiros e cimentar as relações entre Braga e a Finlândia nas vertentes económica, académica e científica, esta foi também uma oportunidade para demonstrar as características únicas de Braga. Uma cidade jovem, inovadora e empreendedora, com mão-de-obra qualificada, localização privilegiada, excelentes infraestruturas de acesso e um património único”, afirmou Ricardo Rio, Presidente da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga.
Durante o encontro, o autarca sublinhou ainda que a Finlândia é “uma referência internacional” em diversos domínios, nomeadamente a nível tecnológico e na inovação. Ricardo Rio destacou a aposta finlandesa na sustentabilidade e na valorização dos recursos naturais, matérias com as quais Braga está profundamente comprometida.
A visita de Tarja Laitiainen começou nos Paços do Concelho, onde foi recebida pelo Presidente da InvestBraga e da Câmara Municipal, Ricardo Rio. Seguiu-se uma reunião com a InvestBraga e uma visita à Reitoria da Universidade do Minho.