Notícias
Active Synthesis é a nova exposição no Forum Arte Braga
Foi inaugurada, no passado dia 12 de julho, na galeria de arte do Altice Forum Braga a exposição Active Synthesis. Com curadoria de Guilherme Braga da Cruz e Duarte Sequeira, o Forum Arte Braga recebe até dia 12 de outubro uma exposição que dá corpo a um desejo dos curadores em instigar e ativar novos diálogos com as gerações mais jovens de artistas portugueses dando oportunidade aos demais para uma exposição institucional em solo português. Sendo esta uma exposição que promove dinâmicas regionais e de colaboração entre as linguagens artísticas que se praticam em Portugal, tem como ponto de partida o imaginário dos jogos de sobrevivência, que de forma transversal à realidade representam uma espiral cíclica de recorrências, ocorrências e repetições, ao longo da qual os momentos de colapso e retrocesso na compreensão humana do Universo são tão inevitáveis quanto o progresso global da espécie humana.
O conceito de Síntese Ativa é abordado pelo filósofo francês Gilles Deleuze no seu livro icónico Diferença e Repetição, publicado em 1968. Assim como Deleuze, os trabalhos apresentados não pretendem ser interpretados como algo finito, mas como reinvenção, "uma força ativa que produz diferença".
O grupo de artistas com obras exibidas nesta exposição são Carlos Mensil, Paulo Arraiano, Horácio Frutuoso, Gonçalo Preto, Joana Escoval, Teresa Braula Reis, Aires Gameiro, Diogo Evangelista, Inês Norton e Diana Policarpo.
Poderá visitar GRATUITAMENTE esta exposição entre as 10h e as 18h, de segunda a sexta. Sábado e Domingo mediante abertura do Altice Forum Braga.
O Fórum Arte Braga é uma galeria de arte contemporânea fundada em 2018, com o intuito de exibir artistas portugueses e internacionais num contexto favorável ao diálogo crítico e à polinização cruzada. O eixo central da programação da galeria é uma preocupação com diferenças regionais e individuais, ao mesmo tempo que promove o cosmopolitismo e a colaboração. Inspirado pela crença de que a prática artística é capaz de ampliar o escopo da atuação humana e tem o poder de tocar e transformar o mundo. O Fórum Arte, sob a Direcção Artística de Duarte Sequeira e Guilherme Braga da Cruz, cultiva um programa cujas principais premissas são o conceptualismo, o rigor intelectual e a preocupação com o futuro.
Fotos de: Adriano Ferreira Borges