Loading…

NOTÍCIAS

InvestBraga apresenta Programa Digital Braga IT

A InvestBraga, juntamente com o Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP e o Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais - Cesae Digital, apresentaram esta quinta-feira, dia 14 de setembro, pelas 14h30, no Altice Forum Braga, o Digital Braga IT. Um programa que prevê uma requalificação de competências nas áreas digitais, cujo conteúdo programático será definido em função dos programas, linguagens e competências específicas dos perfis que as empresas necessitam de contratar.

A sessão de apresentação às empresas contou com a presença de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga; Gil Carvalho, diretor da Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento; Cláudia Alves, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga; Luís Manuel Ribeiro, chefe de equipa do Projeto Transição Digital do IEFP e presidente do Cesae; António Pêgo, diretor-geral do CESAE Digital; Domingos Araújo, coordenador do Núcleo de Gestão da Qualificação e do Centro QUALIFICA – CEFP Braga, e demais técnicos e formadores do IEFP e do Cesae Digital.

O evento promovido pela InvestBraga em parceria com o IEFP e com o apoio do CESAE Digital, teve como objetivo prestar apoio às empresas nos seus processos de contratação e qualificação, aumentando assim o emprego qualificado no concelho de Braga. Face à crescente procura de colaboradores específicos com qualificações nas áreas do digital, por parte das empresas, que em Braga criam valor e emprego qualificado, o Programa DIGITAL BRAGA IT, pretende qualificar e requalificar profissionais com as competências nestas áreas, em função dos perfis e competências que as diversas empresas presentes, necessitam de contratar.

A sessão contou ainda com a apresentação do digitalReskilling, um programa de requalificação e desenvolvimento de competências nas áreas digitais emergentes, por parte de Inês Castro do Cesae Digital, bem como das áreas de que as empresas e profissionais dispõem já para participarem em ações de qualificação e requalificação, nomeadamente: Web & Mobile Development; Front-End Development; Digital Games Development; Data Science & Analytics; Network Administration & Cyber Security; Visual Design; UI/UX Development; Digital Marketing & Business Strategy; e Digital Office.

Atualmente, temos a geração mais qualificada de sempre, onde são cada vez mais as profissões que exigem um nível superior de digitalização, contudo o mercado não consegue acompanhar esse processo e dar resposta. Para Carlos Silva, “é necessário cada vez mais dar atenção a esta grande necessidade que o mercado de trabalho exige, e a InvestBraga, no âmbito da sua proximidade com o tecido empresarial da região, criou mais uma vez um programa que vai apoiar as empresas neste processo”.

A sessão contou com a presença de mais de 30 empresas, pertencentes a diversos setores de atividade, desde multinacionais, tecnológicas, grandes empresas e start-ups, que em Braga continuam a contratar, criando valor e emprego qualificado. Estas empresas participaram já na identificação de perfis que necessitam e valorizaram esta parceria e o Programa Digital Braga IT, que constituirá assim mais uma solução para que em Braga possam crescer, e aumentar a sua capacidade de resposta no mercado nacional e internacional com quem competem.

Também Gil Carvalho refere que a aposta nestas ações de qualificação nas áreas digitais é fundamental para que, não só as tecnológicas que em Braga produzem conhecimento para os mercados mais exigentes a nível internacional, mas também as empresas da indústria e da engenharia, onde estes perfis são também hoje fundamentais para o aumento da sua competitividade.