Loading…

Plano Testagem para PMEs

  • Home /
  • GATE /
  • Plano Testagem para PMEs

Plano de Testagem para PMEs

O Município de Braga, através do seu Gabinete Municipal de Saúde, irá promover, em parceria com a ARS Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I, a testagem dos colaboradores das pequenas e médias empresas do concelho de Braga. A iniciativa resulta do Plano de Promoção da Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde, e será alargada a todas as empresas a operar em território nacional. 

A iniciativa, sem qualquer custo, contará, numa primeira fase, com articulação da InvestBraga e as Empresas do Concelho de Braga, com o envio da informação necessária para este processo e com a aplicação de um questionário, que irá permitir aferir o número de colaboradores para a testagem, e para efetuar o planeamento necessário à gestão de todo o processo.

Com a recolha desta informação, vai ser possível organizar os recursos necessários para o contacto por parte das autoridades de saúde e municipais envolvidas no programa, de forma a operacionalizar a concretização dos testes rápidos de antigénio, numa altura em que os números de novos infetados não têm diminuído.

De sublinhar que o processo de testagem massiva irá avançar após a avaliação da situação epidemiológica do concelho, a ser feita pelas autoridades de saúde competentes. 


Informações Úteis

Ministério da Saúde, Direção Geral de Saúde, Serviço Nacional de Saúde e Infarmed 

Direção Geral de Saúde

ARS Norte 


Questionário Rastreio Preventivo

No âmbito das medidas de mitigação da COVID-19, do Ministério da Saúde, para a concretização de testes rápidos de antigénio no contexto Empresarial do Concelho, o Município de Braga, através do seu Gabinete Municipal de Saúde, irá promover, em parceria com a ARS Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I, a testagem dos colaboradores das pequenas (incluindo as micro) e médias empresas do tecido empresarial do concelho de Braga.

A medida irá abranger todo o tecido empresarial do concelho, sendo o presente inquérito dirigido, todavia, a empresas que não tenham serviços de saúde ocupacional, uma vez que a articulação no caso da existência de serviços de saúde ocupacional será feito diretamente pelas autoridades de saúde. 

Este questionário servirá para iniciar a manifestação de interesse no programa de rastreio preventivo da COVID-19, aferir o número de colaboradores para testagem e os contactos das empresas do concelho de Braga, podendo originar, posteriormente, um contacto por parte das autoridades de saúde envolvidas no programa, de forma a articular a testagem, em função do crescimento da pandemia no concelho.

>>> Preencher Questionário (encerrado)