Loading…

Plano Testagem para PMEs

Plano de Testagem para PMEs

Plano de Testagem Colaboradores provenientes da área metropolitana de Lisboa


A ARS Norte/ACES Braga, em parceria com o Município de Braga e a InvestBraga, levará a cabo um processo de testagem gratuito para os colaboradores de empresas do concelho que tenham estado a trabalhar, em permanência, na área metropolitana de Lisboa e que regressem a Braga este fim-de-semana.

A medida visa salvaguardar a saúde dos colaboradores e de todos os que convivam com os mesmos, permitindo a identificação de eventuais casos positivos de Sars-Cov-2, minimizando, desta forma, o risco de transmissão da doença localmente.


  • Quem poderá aceder ao plano de testagem específico para pessoas provenientes da área metropolitana de Lisboa? Este plano em específico destina-se a colaboradores das empresas de Braga que tenham estado, nos últimos dias, a trabalhar em permanência na área metropolitana de Lisboa, com especial relevo nas empresas das áreas da construção civil e relacionadas, onde se trabalham com equipas mais alargadas e forte contacto presencial.
  • Como se poderá o colaborador inscrever neste plano? Compete à empresa proceder ao agendamento dos testes rápidos para os colaboradores abrangidos pela iniciativa, devendo o mesmo ser feito através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado, mediante pedido, pela área da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga.
  • Os testes são pagos? A testagem é gratuita, sendo assegurada pela equipa do ACES.
  • Onde e quando se realizam os testes? No dia 19 de junho, os testes acontecerão na Unidade de Colheitas do ACES Braga, junto ao Centro de Saúde de Enfias. Nos dias 24 e 26 de junho os testes serão realizados no Gabinete Municipal de Saúde de Braga. 
  • Qual o objetivo desta iniciativa? Esta iniciativa visa salvaguardar a saúde dos colaboradores das Empresas e de todos os que convivam com os mesmos, permitindo a identificação de eventuais casos positivos de Sars-Cov-2, minimizando, desta forma, o risco de transmissão da doença localmente.

Plano de Promoção da Operacionalização da Estratégia de Testagem 


O Município de Braga, através do seu Gabinete Municipal de Saúde, promove, em parceria com a ARS Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I, a testagem dos colaboradores das empresas do concelho de Braga. A iniciativa resulta do Plano de Promoção da Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde.

A iniciativa, sem qualquer custo, contará com articulação da InvestBraga e as Empresas do Concelho de Braga, com o envio da informação necessária para este processo e com a aplicação de um questionário, que irá permitir aferir o número de colaboradores para a testagem, e para efetuar o planeamento necessário à gestão de todo o processo.

Com a recolha desta informação, vai ser possível organizar os recursos necessários para o contacto por parte das autoridades de saúde e municipais envolvidas no programa, de forma a operacionalizar a concretização dos testes rápidos de antigénio, numa altura em que os números de novos infetados não têm diminuído.

De sublinhar que a segunda testagem massiva irá avançar de 28 a 30 de junho, no Gabinete Municipal de Saúde de Braga


Informações Úteis

Ministério da Saúde, Direção Geral de Saúde, Serviço Nacional de Saúde e Infarmed 

Direção Geral de Saúde

ARS Norte 


Questionário Rastreio Preventivo

No âmbito das medidas de mitigação da COVID-19, do Ministério da Saúde para a concretização de testes rápidos de antigénio de forma massiva no contexto Empresarial, no Concelho de Braga, o Município de Braga através do seu Gabinete Municipal de Saúde, em parceria com a ARS Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I, irá promover a testagem dos colaboradores das empresas do Concelho de Braga.

Este questionário servirá para: iniciar a manifestação de interesse no segundo rastreio preventivo da COVID-19; aferir o número de colaboradores para testagem e os contactos das empresas do concelho de Braga, podendo originar, posteriormente, um contacto por parte das autoridades de saúde envolvidas no programa, de forma a articular a testagem, em função do crescimento da pandemia no concelho.

>>> Preencher Questionário (questionário encerrado)