Notícias
“Nada melhor que as pessoas da cidade usufruírem da Semana da Economia” | Semana da Economia de Braga
A Semana da Economia volta ao Forum Braga de 20 a 25 de maio. O certame conta com o Fórum Económico, a Mostra Empresarial, o Demo Day do Programa de Aceleração da Startup Braga, a EXPOBIOTEC'24, a feira de emprego Qualifica-te Braga’24, o Design Commit e várias conferências dedicadas ao tema Inovação Sustentável, Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e Gestão de Talento.
A celebração do décimo aniversário da InvestBraga traz uma semana mobilizadora e de alto impacto na cidade, com dinâmicas entre os eixos do ensino, investigação e empresas. O programa diverso, com temas que se interrelacionam, tem como objetivo oferecer aos cidadãos de Braga e do Norte a oportunidade de aceder aos conferencistas internacionais de renome, aos especialistas das áreas mais proeminentes no mercado mundial e aos espaços de investigação que têm produzido itens de valor acrescentado a partir de Braga.
Durante a apresentação da Semana da Economia, decorrida esta segunda-feira no Forum Braga, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, afirmou que “Nada melhor que as pessoas da cidade usufruírem da Semana da Economia. O nosso objetivo é trazer a Braga os melhores conferencistas e aprender com eles. Para nós é importante aproveitar estas redes e oferecer estas formações à cidade”. Neste sentido, a InvestBraga e o Município de Braga convidaram todas as escolas secundárias da zona norte, criando a oportunidade de acrescentar ao currículo académico as realidades das empresas, os testemunhos dos empreendedores e investigadores, os produtos inovadores das empresas bracarenses. “Na Semana da Economia, queremos espelhar os génios que temos e educamos nesta cidade. Temos um ecossistema muito específico – universidades, politécnicos, institutos notórios, como o Instituto de Nanotecnologia, e empresas na vanguarda da tecnologia. Queremos mostrar o nosso orgulho.”
A Cimeira de Embaixadores, com 38 CEOs dos grupos com sede no município, representantes de 350 empresas e 22 000 trabalhadores, com uma valorização de cerca de 4 mil milhões de euros, decorre na manhã de segunda-feira. A cimeira, de acesso restrito aos membros, propõe onetworking e a apresentação de vários projetos, como a Plataforma VITRAL, uma Solução de Business Intelligence de apresentação de indicadores económicos, sociais e de desenvolvimento de Braga.
O Conselho Estratégico, constituído pelas principais entidades de desenvolvimento do território a nível nacional, como o IAPMEI, a AICEP e o IEFP, e entidades regionais, como a UMinho, o IPCA, a Universidade Católica, a AEMinho e a AEBraga, entre outros convidados que se destacam pela sua experiência e valor nas áreas empresariais, da economia, investigação e cultural, ajudará a programar as ações dos próximos anos em Braga.
No Fórum Económico, o evento de maior relevo nesta semana, a decorrer no dia 21 de maio, serão apresentados pelo presidente do Município de Braga os números mais recentes de desenvolvimento e crescimento de Braga, e projetos estratégicos que têm permitido que, hoje, Braga esteja entre as cidades de maior referência a nível internacional enquanto Cidades de Futuro. Segue-se o Sheikh Mansoor Bin Khalifa Al-Thani, fundador e CEO da MBK Holding, do Estado do Qatar, que abordará o tema ”Qatar Sustainable Innovation”.
Na terceira parte, e com a presença de representantes institucionais responsáveis pelo desenvolvimento do território regional e nacional, o Debate Principal - A Inovação Sustentável e a Estratégia do ESG nas Empresas Exportadoras- conta com um painel constituído por especialistas das organizações GRACE, BCSD, COTEC, GeSI e BRP. Estes irão partilhar informação e apresentar caminhos, estratégias e ideias, tendo por base o valor da definição de um programa de sustentabilidade nas organizações e o valor da Inovação no aumento de competitividade das empresas. Esta sessão será encerrada por João Rui Ferreira, secretário de estado da Economia.
O Fórum Económico, assim como as mais importantes conferências a ocorrer neste certame, contará com o ensaio da tecnologia de ponta no que toca à tradução em tempo real, permitindo ouvir, no telemóvel de cada um, o discurso em palco traduzido para português ou inglês. “Quisemos ir mais longe e colocar a inteligência artificial a apoiar os eventos, fazendo tradução em simultâneo, em streamings e legendas, e a fazer o resumo das nossas reuniões” – acrescentou Carlos Silva, sobre o apoio da empresa portuguesa da região de Aveiro, ClusterMediaLabs. Esta tecnologia tem fidelidade de 99%, fazendo uso de diferentes fonéticas para aumentar a taxa de precisão na tradução.
A ExpoBiotec’24, com programação durante todo o evento, é uma colaboração entre o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e a Startup Braga. Pretende alavancar-se o setor da biotecnologia e o surgimento de projetos inovadores na área. “É um setor de forte crescimento, a partir do qual têm surgido várias spinoffs da UMinho, e que se assume cada vez mais como um dos principais verticais de atuação da Startup Braga", afirmou Luís Rodrigues, diretor da StartupBraga.
Recorde-se que a StartupBraga reforçou o seu posicionamento estratégico, que, inicialmente, incidia sobre as áreas da Economia Digital, Tecnologias para a Saúde e Nanotecnologia, através da aposta nas áreas da Biotecnologia e Sustentabilidade.
Esta ExpoBiotec vai conhecer várias dinâmicas, desde talks, presença de startups e empresas na Mostra Empresarial, uma sessão onde se acompanhará e mapeará a jornada do investigador desde o laboratório até ao mercado, fazendo a ponte entre a inovação e mundo empresarial.
A conferência Smart Talent Cities, de 22 de maio, visa debater o talento na cidade, contando com a presença de especialistas internacionais e representantes de várias cidades internacionais no âmbito das redes de cidades internacionais que Braga integra. Serão discutidos e apresentados os desenvolvimentos do projecto Smart Talent Cities Braga, uma iniciativa que pretende impulsionar o talento e a sustentabilidade na região, nomeadamente nas vertentes de desenvolvimento e implementação de cidades, pontes e centros de talento inteligentes, onde os autarcas, as suas cidades e redes são parceiros iguais na construção de uma governação global para um mundo inclusivo e sustentável.
Nesta sessão apresentam-se diversos projetos: The Talent Imperative: Investing For Economic Development (O imperativo do talento: Investir para o desenvolvimento económico); Global Digital And Green Talent - Sustainability, Vocational Education, Upskilling (Talento digital e ecológico a nível global - Sustentabilidade, ensino profissional, atualização de competências); e SCB Innovation Hub - Talent and Sports Diplomacy, um projeto inovador do Sporting Clube de Braga, dinamizado pela Startup Braga, em parceria com a Microsoft. Este programa de aceleração de startups com soluções orientadas para o setor do desporto, permite testar, em ambiente real, soluções inovadoras, na área da saúde e performance,smart stadium ou fan engagement, e assim atrair talento de várias geografias. “É muito interessante perceber a atratividade que o programa gerou. Recebemos largas dezenas de candidaturas de cerca de 15 países”- acrescentou Luís Rodrigues.
A Mostra Empresarial, “De Braga para o Mundo”, decorre de 23 a 25 de maio, no pavilhão do Forum Braga, juntamente com a feira Qualifica-te Braga – Educação, Formação e Emprego. Voltadas para os jovens que procuram conhecer um pouco mais do universo empresarial de Braga, contam já com mais de mil estudantes confirmados. Nesta edição, a feira estará aberta até mais tarde, encerrando pelas 20h00 na quinta e sexta-feira. Alargou-se também o horário de sábado até às 13h00, pretendendo alcançar toda a comunidade e as famílias, estabelecendo a ponte entre os jovens e as empresas. “Aqui, os alunos do nono ano e do décimo segundo ano, bem como do ensino profissional poderão estar mais próximos das suas saídas profissionais. Iremos ter uma Mostra forte, uma mostra de produto, de ensino, com as portas sempre abertas”, reforçou Gil Carvalho, diretor da agência de Dinamização Económica e Atração de Investimento.
Nestes dias, a exposição terá ainda uma série de iniciativas organizadas por entidades parceiras e empresas presentes, num modelo de talks, conferências, workshops e debates. A dinamização destas iniciativas promove o networking entre empresários, empreendedores, especialistas, profissionais, estudantes e toda a comunidade.
A vantagem competitiva de Braga está plasmada nas conferências com a UMinho Exec - Executive Business Education e a sétima edição da School of CEOs, com uma das suas masterclasses na Semana da Economia. Este mini-MBA tem procurado capacitar os líderes do futuro com competências transversais aos diferentes domínios da gestão, através de módulos formativos que passam pela estratégia, marketing, vendas, liderança, finanças ou direito empresarial.
A conferência de Design Internacional, com atividades de 20 a 22 de maio, é organizada pela Escola de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em colaboração com o IPCA, Universidade do Minho e de Aveiro, com Laboratórios e Institutos de investigação, e um conjunto de especialistas da área de design, arquitetura, sustentabilidade e indústria. Inscreveram-se mais de 150 investigadores com os seus papers, sob o tema “Design para diferentes futuros”, tendo aqui a oportunidade para os apresentarem. Na quarta-feira, no Grande Auditório do Forum Braga, realiza-se a 1ª Conferência Internacional em Design & Indústria, uma sessão aberta ao público geral.
A quinta-feira será marcada pelo Demo Day da 9ª edição do Programa de Aceleração da Startup Braga, um programa que procura apoiar as startups a escalar os seus produtos para mercados internacionais e captar as suas primeiras rondas de financiamento. Após três meses de capacitação, validação de mercado e exposição a uma ampla rede de mentores e parceiros, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a uma audiência muito vasta de empreendedores, investidores e potenciais clientes.
A Conferência de Inteligência Artificial nos Negócios, promovida em colaboração com a Associação Empresarial de Braga e inCentea, reflete sobre a aplicação das novas tecnologias na indústria, os seus riscos e as suas potencialidades, dando a conhecer o conhecimento da Microsoft e o testemunho da Neadvance.
Esta Semana da Economia conta também com visitas às empresas que se têm destacado no panorama municipal. A PTW, que trabalha na área da tecnologia e jogos digitais, com 40 estúdios em 16 países, é mais um exemplo do bom trabalho que se tem desenvolvido na cidade, atraindo uma empresa que fixa emprego qualificado.
Este é um evento com organização a várias mãos e apoio de múltiplas entidades.
Organização
Município de Braga; InvestBraga; Startup Braga; Forum Braga; Centro de Juventude de Braga e Rede de Embaixadores Empresariais de Braga
Parceiros Institucionais (Concelho Estratégico da InvestBraga)
AICEP; IAPMEI; IEFP; UMinho; IPCA; UCP; AEBraga; AEMinho
Parceiros
MEO; Grupo Filinto Mota; Cluister Media Labs; Jornal Negócios
Empresas e Entidades promotoras de Eventos e Iniciativas
Grupo Casais; dst Group; UMinhoExec; inCentea; Centro de Engenharia Biológica; Escola de Biotecnologia da UMinho; Escola de Engenharia da UMinho; Centro Algiritmi; AEMinho; AEBraga; Universidade do Minho; Instituto Politécnico do Cávado e Ave; A Cor do Dinheiro; MBK Holding; GRACE - Empresas Responsáveis; COTEC Portugal; GeSI - Global Enabling Sustainability Initiative; Associação BRT - Business Roundtable Portugal; Jornal de Negócios; CONCENTRIX; Critical TechWorks; FIBRENAMICS; Programa A Cor do Dinheiro; ínCentea; TUB - Transportes Urbanos de Braga; PSP - Polícia de Segurança Púiblica; PTW - Pole to Win Inc.; YME - Young Minho Enterprise; 2AI - Laboratório de Inteligencia Artificial Aplicada; Clustermedia Labs; Centro Qualifica Braga; CITÉ Global.
Hubs de Inovação
- Startup Braga;
- StartPoint;
- Human Power Hub (inovação social);
- U.Dream (inovação social)
Centros de Investigação e organizações do Sistema Científico e Conhecimento
- FIBRENAMICS - Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compóssitos;
- INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory;
- IB-S - Institute of Science And Innovation for Bio-Sustainability;
- 2AI - Laboratório de Inteligencia Artificial Aplicada;
- CEB - Centro de Engenharia Biológica;
- RUN-EU - Regional University Network;
- Centro Algiritmi;
- LASI - Intelligent Systems Associate Laboratory
UMinho na Semana da Economia
- Stand institucional na mostra Empresarial;
- Escola de Economia e Gestão;
- StartPoint;
- UMinho Exec – Execitive Business Education;
- School of CEOs;
- IB-S - Institute of Science And Innovation for Bio-Sustainability;
- Escola de Engenharia;
- Fibrenamics - Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compóssitos;
- Centro de Engenharia Biológica;
- Centro Algiritmi;
- YME - Young Minho Enterprise
IPCA na Semana da Economia
- Stand institucional na Mostra Empresarial;
- Escola Técnica Superior Profissional;
- 2AI - Applied Artificional Intelligence Laboratory;
- RUN-EU - Regional University Network
Mostra Empresarial de Braga
95 stands com Empresas da área dos Serviços, Indústria, Engenharia e Construção e das TI, Startups, Instituições do Sistema Cientifico e I&D; Hubs de Inovação e Hubs de Inovação Social; Escolas e Instituições de Ensino Secundário, Profissional, Técnico e Superior; Outras Instituições e Associações.
A entrada no evento é gratuita. Consulte o website da InvestBraga e inscreva-se nas sessões com lotação limitada.
Conheça todo o programa em: https://tinyurl.com/programaSemanaEconomia
Inscreva-se no Fórum Económico (21 de maio) em: https://tinyurl.com/ForumEconomicoSE
Inscreva-se na Conferência Smart Talent Cities TM (22 de maio) em: https://tinyurl.com/SmartTalentCities
Inscreva-se na Conferência Inteligência Artificial nos Negócios (24 de maio) em: https://tinyurl.com/IANegocios
Inscreva-se na Conferências da DST (22 de maio) em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffQTOM_-TBlWM63MBMX2CGnoewi4_Qbi1pLjs1ARBprzQLpQ/viewform
Mais informação em: investbraga.com/semanaeconomia