Loading…

Notícias

Trabalho de excelência na dinamização económica de Braga

Está inaugurada a Semana da Economia. No Forum Braga, de 20 a 25 de maio, deu-se início ao certame com a Cimeira de Embaixadores Empresariais de Braga, o Conselho Estratégico da InvestBraga, a ExpoBiotec’24 e a Conferência Internacional Design Commit. Em celebração dos 10 anos de atividade da InvestBraga, Ricardo Rio afirma que “O ecossistema vibrante tem a capacidade de atrair talento, novos negócios e novos investimentos”.

Cimeira de Embaixadores

Decorreu durante esta manhã a Cimeira de Embaixadores, marcada pelos 10 anos de atividade da InvestBraga, tendo proposto o networking entre os CEOs dos maiores grupos sediados na cidade e apresentado vários projetos de relevo. 

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, salientou os dados e indicadores relativos à década de atividade da InvestBraga. O pronunciado crescimento das exportações, revelador da escolha das empresas por Braga; o alargamento da rede de Embaixadores Empresariais, que são já 38; os prémios que as diversas iniciativas da InvestBraga e da Startup Braga têm angariado; o elevado número de visitantes a eventos no Forum Braga, que chegarão aos 3 milhões de pessoas até ao final do ano, num número de eventos que já ultrapassou os 1000, “denotam o trabalho de excelência que se tem vindo a realizar nesta agência para a dinamização económica de Braga”- afirmou o administrador. 

Houve também espaço para destacar a atividade do Centro de Juventude, que tem uma taxa de ocupação superior a 70% e soma visitantes e turistas de múltiplas nacionalidades, sendo uma das únicas 15 pousadas que angariou o Selo de Qualidade do Conselho da Europa.

A apresentação da UMinhoExec constituiu o primeiro ponto da agenda. A escola de executivos da Universidade do Minho funciona como veículo de transmissão de conhecimento à sociedade no todo e ao meio empresarial em particular, usufruindo dos recursos e da experiência da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UM), onde está sedeada. Teve início em 2016 e regista uma média de 500 formandos por ano, maioritariamente licenciados. De acordo com o Luís Aguiar-Conraria, presidente da EEG, o futuro desta academia passará por novas infraestruturas, a criação de um business inovation hub e a integração no ranking do Financial Times.

A ClusterMedia Labs, uma empresa de base tecnológica, fabricante de produtos e soluções para a Comunicação Audiovisual/Digital Media, foi também introduzida na Cimeira de Embaixadores. Com sede e instalações de investigação e desenvolvimento em Aveiro, teve a sua génese na força empreendedora de três fundadores com formações base na Faculdade de Engenharia do Porto, Universidade de Aveiro e do Minho. Entre as soluções que desenvolveram está a Live Xtend.Ai – real time transcription, uma solução que permite a transcrição e tradução simultânea, baseando-se em Inteligência Artificial. A tecnologia adapta-se às necessidades e objetivos de cada cliente, estando a ser utilizada em diversos eventos que fazem parte da programação da Semana da Economia. Esta novidade é demonstrativa do carácter inovador e do impacto que a IA pode ter nas mais diversas áreas, nomeadamente no setor dos eventos.

Os 38 CEOs das maiores empresas e grupos empresariais com atividade no concelho que constituem a Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, de acesso reservado, representam 350 empresas, com mais de 22 000 trabalhadores, e com um volume de negócios superior a 4 mil milhões de euros.

Conselho Estratégico

A reunião do Conselho Estratégico reuniu os diversos membros para apresentar os dados da atividade da InvestBraga e recolher os contributos dos mesmos para a boa prossecução da estratégia que tem vindo a ser desenvolvida. 

O projeto Vitral, trazido por Paulo Sousa, da empresa LTPlabs, é uma nova plataforma que compila indicadores públicos e de fontes internas da InvestBraga, destinado a apoiar a tomada de decisão. Conjugando 10 fontes, apresenta cerca de 150 a 200 indicadores, integrados em 5 categorias: cuidar, viver, visitar, investir e capacitar. No Vitral, será possível visualizar dados sobre Braga e perceber a posição da cidade em relação ao panorama nacional, sendo estes dados periodicamente renovados. A plataforma será objeto de apresentação pública brevemente e a informação estará acessível a empresas e ao público em geral. 

Os indicadores que demonstram o crescimento que Braga tem registado foram abertos ao grupo do Conselho Estratégico. Os números são fruto do trabalho desenvolvido pelas empresas do concelho e do aumento das exportações, do emprego criado, da atração de investimento externo, do apoio ao empreendedorismo e do crescimento do setor turístico e dos eventos.

Houve ainda espaço para refletir sobre as questões de mobilidade, habitação, equipamentos culturais, parques industriais e acessibilidades.

O Conselho Estratégico é constituído pelas principais entidades de desenvolvimento do território a nível nacional, como o IAPMEI, a AICEP e o IEFP, e entidades regionais, como a UMinho, o IPCA, a Universidade Católica, a AEMinho e a AEBraga, entre outros convidados que se destacam pela sua experiência e valor nas áreas empresariais, da economia, investigação e cultura.

ExpoBiotec’24

kick-off da ExpoBiotec’24, uma colaboração entre o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho (UM), o Município de Braga, a InvestBraga e a Startup Braga, deu a conhecer a forma como a biotecnologia se aplica e se vê no quotidiano.

O painel de abertura foi composto por Olívia Pereira, professora no projeto, António Vicente, vice-presidente da Escola de Engenharia da UM, Nuno Cerca, diretor do Centro de Engenharia Biológica da UM, e Armando Venâncio, diretor do Departamento de Engenharia Biológica da UM. Desde o início a Expobiotec “foi um desafio que todos abraçaram”, num percurso de enorme valor e que superou todas as expectativas – referiu António Vicente.

Também a galeria ExpoBiotecFOTO foi inaugurada. As 20 fotografias selecionadas a partir de um concurso de alunos, tem como objetivo principal apresentar a atividade científica desenvolvida no CEB, na área de Biotecnologia e Bioengenharia, sob a perspetiva individual de cada um. A exposição encontra-se em exibição durante toda a semana na Galeria Central do Forum Braga.

Apresentou-se a Plataforma para Consolidação do Setor Biotecnológico Ibérico, denominado IBEROBIO, integrado no INTERREG ES – PT, com Lola Pereiro (BIOGA). Este espaço deteta oportunidades dentro do mercado da biotecnologia a nível ibérico, prevendo dar visibilidade a áreas de trabalho em que a inovação se alia à biotecnologia, potenciando a criação de novos recursos. A Plataforma para Consolidação do Setor Biotecnológico Ibérico visa dotar os recursos humanos e recrutar talentos especializados, aproveitando as estruturas já existente a nível internacional. “O impacto da biotecnologia no norte de Portugal e Galiza” foi o tema do debate que confirmou que “a biotecnologia vai desde a alimentação à saúde". Este painel contou com seis representantes de entidades dos mais diferentes setores.

A Feira de Biotecnologia e Bioengenharia, tem como objetivos consolidar a simbiose entre o mundo académico e o mundo empresarial e industrial; enfatizar as atividades de investigação do CEB; e fomentar a interação entre os alunos e a Sociedade, através de uma mostra de iniciativas relacionadas com a biotecnologia, a bioengenharia e a engenharia química na cidade de Braga.

Com esta Semana da biotecnologia pretende-se alavancar-se o setor e o surgimento de projetos inovadores na área. “É um setor de forte crescimento, a partir do qual têm surgido várias spinoffs da UMinho, e que se assume cada vez mais como um dos principais verticais de atuação da Startup Braga", afirmou Luís Rodrigues, diretor da StartupBraga.

Recorde-se que a StartupBraga reforçou o seu posicionamento estratégico, que, inicialmente, incidia sobre as áreas da Economia Digital, Tecnologias para a Saúde e Nanotecnologia, através da aposta nas áreas da Biotecnologia e Sustentabilidade.

Esta ExpoBiotec conta com várias dinâmicas, desde talks, presença de startups e empresas na Mostra Empresarial, uma sessão onde se acompanhará e mapeará a jornada do investigador desde o laboratório até ao mercado, fazendo a ponte entre a inovação e mundo empresarial.

PTW

O primeiro dia da Semana da Economia contou com a visita à empresa Pole To Win Holdings Inc (PTW) que se tem destacado no panorama municipal. Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga e Gil Carvalho, diretor da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga, conheceram as instalações, responsáveis de equipa e atividade desenvolvida pela organização, que trabalha na área da tecnologia e jogos digitais, onde contam com 40 estúdios em 16 países.

Reconhecendo o alto valor da empresa, Rio denotou o caminho feito pela InvestBraga na atração de organizações com produção de valor acrescentado. “Estávamos há um ano na Semana da Economia de Braga, a dar conta dos números de desenvolvimento da cidade, quando a PTW nos comunicou que iria instalar-se aqui. Orgulha-nos que estejam em Braga, porque gostamos de fixar os melhores, os mais inovadores e os mais criativos. Acreditamos fortemente que temos todas as condições para desenvolver aqui projetos de qualidade e para fixar mais talentos”. Com votos de sucesso, o edil passou o desafio a outras empresas deste ramo a se estabelecerem também na cidade.

A PTW foi fundada a 2 de fevereiro de 2009 por Tamiyoshi Tachibana e Teppei Tachibana, estando a sua sede localizada em Tóquio, no Japão. O primeiro estúdio nos Estados Unidos foi inaugurado em Silicon Valley, em maio de 2009. Seguiram-se aberturas de estúdios no Reino Unido, China, Roménia, Índia, Malásia, numa estratégia que alargou a presença de estúdios da empresa à América, Ásia e Europa.

Atualmente, a empresa global de serviços de jogos, conta com mais de 6000 colaboradores a nível global, ultrapassando os 25 anos de experiência na área em conquistou mais de 60 prémios para clientes.

Em março de 2023 foi constituída a PTW Portugal. A empresa desenvolve a sua atividade na área informática, nomeadamente com o design gráfico, traduções, produção áudio, apoio ao cliente, garantia de qualidade, localização, gestão da comunidade, produção de arte, desenvolvimento de jogos e serviços. 

A escolha da cidade deveu-se ao potencial de talento reconhecido na região. Portugal reunia os requisitos para abertura de um estúdio da empresa, dada “a reserva de talentos de alto calibre e uma indústria de jogo florescente”. A operação em Braga trabalha com vários idiomas e dedica-se ao controlo de qualidade, apoio ao cliente, tradução e adaptação e testing.

A visita à empresa, surge num contexto de evidenciar mais um exemplo de investimento estrangeiro no concelho, com o potencial de multiplicar emprego sobretudo entre um público tendencialmente mais jovem e com competências quer nas áreas tecnológicas e digitais, quer na área das línguas.

O crescimento da empresa levou a que tivessem de encontrar novas instalações, onde após analise de várias opções identificadas e partilhadas com a InvestBraga, foram encontradas aquelas que ofereciam as melhores condições e que permitirão aumentar a sua capacidade para 300 colaboradores. Atualmente, a PTW emprega 40 pessoas em Braga, e perspectivam chegar aos 100 até final do corrente ano.

Design Commit

O arranque da conferência de Design Internacional, com atividades de 20 a 22 de maio, deu-se com um pequeno concerto do Departamento de Música da Universidade do Minho, e contou coma presença de Ricardo Rio na sessão de abertura. Nesta, o edil referiu que “Quando olho para o programa da Semana da Economia, considero que a iniciativa do Design Commit, é de extrema importância para o estabelecimento da conexão entre o design e a sustentabilidade”. O presidente afirmou que “receber esta conferência é de enorme relevo para as universidades e centros de investigação, que têm criado interligações com o setor empresarial. Esta relação contribui para o nosso ecossistema vibrante, que tem a capacidade de atrair talento, novos negócios, novos investimentos, como temos demonstrado nos últimos 10 anos de atividades da InvestBraga”.

O edil lembrou ainda que Braga está empenhada em tornar-se uma cidade mais verde e adaptar-se às alterações climáticas, como declarado na última candidatura à Capital Verde Europeia de 2026. O papel dos designers é essencial na criação deste espaço social.

Stuart Walker, professor de design sustentável e orador principal, dedicou-se à sensibilização do papel do designer na construção do mundo. “A sociedade mudou de artefactos para descartáveis, de materiais naturais para plásticos - uma mudança trágica. Há uma urgência na transição da forma como nos vemos e vemos o mundo”. Walker manifestou a sua preocupação e estimulou os formandos a criarem de forma mais justa: “É necessário levar em consideração a equidade e os valores humanos. A modernidade trouxe muitos benefícios à qualidade de vida de uma parte da sociedade, no entanto, os problemas ambientais e as disparidades sociais escalam. O excesso de consumo e desperdício passaram a ser recorrentes e normalizados. São necessárias alterações fundamentais nas políticas de produção e consumo”. Maria João Félix, Design Commit General Chair, acrescentou ainda que o design se tornou um aliado, transformando desafios em oportunidades. Um design sustentável não é mais uma opção, mas um imperativo”.

“Caminhos Transdisciplinares: Líderes de Investigação na Promoção do Design e da Indústria para um Futuro Resiliente” foi a sessão que deu mote à manhã, numa discussão entre António Bob Moura Santos, Board Member of the Foundation for Science and Technology (FCT); João Pedro Costa, President of the Research Center of Architecture, Urbanism and Design (CIAUD); Fátima Pombo, Director of the Research Institute for Design, Media and Culture (ID+); João Cabeleira, Assistant Director of the Laboratory of Landscape, Heritage and Territory (LAB2PT); João Vilaça, Pro-President for Research and Innovation (IPCA); Rita Almendra, Lisbon School of Architecture (FA Ulisboa) and Research & Education in Design Research Group (Redes) from the Center for Research in Architecture Urbanism and Design (CIAUD).

Durante a tarde, a Conferência de Design abriu quatro espaços de conversação temática nas áreas da Inteligência, Sociedade, Sustentabilidade e Especulação. 

Este é um evento organizado pela Escola de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em colaboração com o IPCA, Universidade do Minho e de Aveiro, com Laboratórios e Institutos de Investigação, e um conjunto de especialistas da área de design, arquitetura, sustentabilidade e indústria. Inscreveram-se mais de 150 investigadores com os seus papers, sob o tema “Design para diferentes futuros”, tendo aqui a oportunidade para os apresentarem. 

Programação do dia 21 de maio

A terça-feira, dia 21 de maio, será um dos dias mais marcantes no evento. A Semana da Economia dinamiza, uma vez mais, o Fórum Económico. Pelo presidente do Município de Braga, serão apresentados os números mais recentes de desenvolvimento e crescimento da cidade, e projetos estratégicos que têm permitido que, hoje, Braga esteja entre as cidades de maior referência a nível internacional enquanto Cidades de Futuro. Segue-se o HE Sheikh Mansoor Bin Khalifa Al-Thani, fundador e CEO da MBK Holding, do Estado do Qatar, que abordará o tema “Qatar Sustainable Innovation”.

Na terceira parte, e com a presença de representantes institucionais responsáveis pelo desenvolvimento do território regional e nacional, o Debate Principal - A Inovação Sustentável e a Estratégia do ESG nas Empresas Exportadoras - conta com um painel constituído por especialistas das organizações GRACE, BCSD, COTEC, GeSI e BRP. Estes irão partilhar informação e apresentar caminhos, estratégias e ideias, tendo por base o valor da definição de um programa de sustentabilidade nas organizações e o valor da Inovação no aumento de competitividade das empresas. Esta sessão será encerrada por João Rui Ferreira, secretário de estado da Economia.

O Fórum Económico, assim como as mais importantes conferências a ocorrer neste certame, contam com o ensaio da tecnologia de ponta no que toca à tradução em tempo real, permitindo ouvir, no telemóvel de cada um, o discurso em palco traduzido para português ou inglês. “Quisemos ir mais longe e colocar a inteligência artificial a apoiar os eventos, fazendo tradução em simultâneo, em streamings e legendas, e a fazer o resumo das nossas reuniões” – acrescentou Carlos Silva, sobre o apoio da empresa portuguesa, ClusterMediaLabs. Esta tecnologia tem fidelidade de 99%, fazendo uso de diferentes fonéticas para aumentar a taxa de precisão na tradução.

Este é um evento com organização a várias mãos e apoio de múltiplas entidades.

Organização

Município de Braga; InvestBraga; Startup Braga; Forum Braga; Centro de Juventude de Braga e Rede de Embaixadores Empresariais de Braga

Parceiros Institucionais (Concelho Estratégico da InvestBraga)

AICEP; IAPMEI; IEFP; UMinho; IPCA; UCP; AEBraga; AEMinho

Parceiros

MEO; Grupo Filinto Mota; Cluister Media Labs; Jornal Negócios

Empresas e Entidades promotoras de Eventos e Iniciativas

. Grupo Casais; dst Group; UMinhoExec; inCentea; Centro de Engenharia Biológica; Escola de Biotecnologia da UMinho; Escola de Engenharia da UMinho; Centro Algiritmi; AEMinho; AEBraga; Universidade do Minho; Instituto Politécnico do Cávado e Ave; A Cor do Dinheiro; MBK Holding; GRACE - Empresas Responsáveis; COTEC Portugal; GeSI - Global Enabling Sustainability Initiative; Associação BRP - Business Roundtable Portugal; Jornal de Negócios; CONCENTRIX; Critical TechWorks; FIBRENAMICS; Programa A Cor do Dinheiro; ínCentea; TUB - Transportes Urbanos de Braga; PSP - Polícia de Segurança Púiblica; PTW - Pole to Win Inc.; YME - Young Minho Enterprise; 2AI - Laboratório de Inteligencia Artificial Aplicada; Clustermedia Labs; Centro Qualifica Braga; CITÉ Global.

Hubs de Inovação

. Startup Braga;

. StartPoint;

. Human Power Hub (inovação social);

. U.Dream (inovação social)

Centros de Investigação e organizações do Sistema Científico e Conhecimento

. FIBRENAMICS - Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compóssitos;

. INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory;

. IB-S - Institute of Science And Innovation for Bio-Sustainability;

. 2AI - Laboratório de Inteligencia Artificial Aplicada;

. CEB - Centro de Engenharia Biológica;

. RUN-EU - Regional University Network;

. Centro Algiritmi;

. LASI - Intelligent Systems Associate Laboratory

UMinho na Semana da Economia

. Stand institucional na mostra Empresarial;

. Escola de Economia e Gestão;

. StartPoint;

. UMinho Exec – Execitive Business Education;

. School of CEOs;

. IB-S - Institute of Science And Innovation for Bio-Sustainability;

. Escola de Engenharia;

. Fibrenamics - Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compóssitos;

. Centro de Engenharia Biológica;

. Centro Algiritmi;

. YME - Young Minho Enterprise

IPCA na Semana da Economia

. Stand institucional na Mostra Empresarial;

. Escola Técnica Superior Profissional;

. 2AI - Applied Artificional Intelligence Laboratory;

. RUN-EU - Regional University Network

Mostra Empresarial de Braga

. 95 stands com Empresas da área dos Serviços, Indústria, Engenharia e Construção e das TI, Startups, Instituições do Sistema Cientifico e I&D; Hubs de Inovação e Hubs de Inovação Social; Escolas e Instituições de Ensino Secundário, Profissional, Técnico e Superior; Outras Instituições e Associações.

A entrada no evento é gratuita. Consulte o website da InvestBraga e inscreva-se nas sessões com lotação limitada. 

Conheça todo o programa em: https://tinyurl.com/programaSemanaEconomia

Inscreva-se no Fórum Económico (21 de maio) em: https://tinyurl.com/ForumEconomicoSE

Inscreva-se na Conferência Smart Talent Cities TM (22 de maio) em: https://tinyurl.com/SmartTalentCities

Inscreva-se nas Conferências da UMinhoExec, IB-S e DST (22 de maio) em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffQTOM_-TBlWM63MBMX2CGnoewi4_Qbi1pLjs1ARBprzQLpQ/viewform

Inscreva-se na Conferência Inteligência Artificial nos Negócios (24 de maio) em: https://tinyurl.com/IANegocios

Mais informação em: investbraga.com/semanaeconomia