Loading…

Notícias

Fundos Europeus trarão capacidade financeira sem precedentes

O próximo quadro financeiro europeu e o instrumento de recuperação extraordinário, Next Generation EU, deram o mote para mais um webinar promovido pela InvestBraga, em parceria com a PwC. A sessão online juntou cerca de 500 participantes.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, destacou que “os portugueses criaram uma habituação aos fundos comunitários, sendo o Estado o primeiro a fazê-lo, utilizando os próprios apoios para financiar aquilo que deveria caber no seu próprio orçamento, mas há múltiplas circunstâncias em que esses fundos foram verdadeiros agentes de desenvolvimento dos territórios e da realidade empresarial. O Altice Forum Braga é um exemplo representativo de como os fundos europeus podem ajudar a reinventar uma infraestrutura, colocando-a ao serviço da dinamização económica e da requalificação do território”, sublinhou ainda. Já numa análise aos fundos europeus e ao que será o próximo quadro comunitário, o presidente da Câmara Municipal de Braga destacou o facto de o mesmo trazer um conjunto de desafios de relevo para as empresas.

Já numa análise pormenorizada ao financiamento comunitário que terá 2027 como horizonte, Pedro Deus, Global Incentives Solutions Partner da PwC, destacou que a combinação entre o instrumento de recuperação extraordinário e o quadro financeiro plurianual trarão “uma capacidade financeira sem precedentes ao nível europeu, permitindo a Portugal beneficiar de um volume significativo de fundos que deverão ser aplicados na recuperação e expansão da economia nacional”.

Tendo por base o Plano de Recuperação e Resiliência, Claúdia Rocha, Strategy Advisory Partner da PwC, referiu que “as empresas deverão antecipar-se e garantir que terão capacidade e competência para desenvolver projetos que visem criar valor para a organização e, simultaneamente, permitam o acesso aos projetos que possam vir a ser lançados pelo Banco Português de Fomento”.

Para Bethy Larsen, People & Organisation Partner da PwC, será importante garantir a capacitação dos recursos humanos para áreas cada vez mais importantes, adaptando-os a uma nova realidade digital, assim como as empresas deverão ter a capacidade de alinhar o mapa de competências com os objetivos estratégicos de sustentabilidade. Já Gabriela Teixeira, Consulting Lead Partner da PwC, reforçou o facto “das novas soluções tecnológicas abrirem portas para um potencial de eficiência muito significativo”.


Reveja o Webinar


Webinar - Fundos Europeus ( InvestBraga/Pwc) from D LAB on Vimeo.


Altice Forum Braga com novo serviço para organização de eventos

O webinar desta sexta-feira, 12 de março, serviu também para a apresentação de um novo serviço disponibilizado pelo Altice Forum Braga. Agora, o espaço terá a possibilidade de realizar eventos híbridos ou inteiramente digitais através da utilização de uma sala multimédia versátil desenvolvida para o efeito.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, “esta solução permite que o Altice Forum Braga complemente os serviços que presta aos seus clientes de áreas específicas como congressos, eventos e seminários”. “Este novo recurso será garantido graças ao apoio da Braga Eventos, uma empresa de Braga que, com o início da pandemia, adaptou o seu negócio, especializando-se na realização de eventos digitais”, acrescenta.

Paulo Dinis, CEO da BragaEventos realça que "esta é uma ferramenta versátil que permite que uma sala, ou um outro espaço seja idealizado à medida do cliente permitindo e possibilitando a personalização e criação de cenários para qualquer tipo de evento.